Ufam tem inscrições do Sisu suspensas após decisão judicial


28 de fevereiro de 2024
Ufam tem inscrições do Sisu suspensas após decisão judicial
Símbolo da Universidade Federal do Amazonas em jaleco de médico (Composição de Weslley Santos)
Karina Pinheiro – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) suspendeu a matrícula dos candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na terça-feira, 27, após decisão judicial da juíza Marília Gurgel Rocha de Paiva e Sales, da 3ª Vara Federal Cível da SJAM. A medida suspende uma resolução do Consepe e a Portaria nº 1589/2023, que destina 20% da bonificação estadual para candidatos que cursaram o ensino médio em escolas estaduais.

A Ação Popular foi movida por Caio Augustus Camargos Ferreira, que era candidato a uma das vagas do curso de Medicina, alegando que as bonificações criadas para os estudantes regionais prejudicam o ingresso de estudantes de outros Estados na Ufam.

Trecho da decisão judicial onde Caio Augustus Camargo Ferreira apresenta a justificativa. (Reprodução)

Na decisão, a situação da constitucionalidade de 80% das vagas da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) para candidatos que concluíram o ensino médio no estado foi citada como exemplo de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Trecho da decisão judicial onde é citado a Universidade Estadual do Amazonas (UEA). (Reprodução)

De acordo com a juíza, a Portaria n. 1589/2023, que trata da bonificação, foi considerada irracional e discriminatória, apontando que a garantia do direito está presente na Carta Magna. Além disso, também ressaltou que a demora no resultado do processo prejudica o acesso ao ensino superior.

“O perigo da demora e o resultado útil do processo se configuram na privação de acesso ao Ensino Superior. Logo, presentes os requisitos necessários, a concessão da medida liminar é medida que se impõe”, aponta trecho da decisão judicial”, diz trecho da decisão.

Em nota, a Ufam, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), informou que tomou todas as providências necessárias junto ao Sisu/MEC para cumprimento da decisão judicial, a fim de não causar maiores prejuízos aos candidatos. Na manhã desta quarta-feira, 28, o Conselho Universitário da Ufam (Consuni) se reuniu para discutir a suspensão das matrículas.

Nota oficial divulgada pela Ufam na terça-feira, 27. (Reprodução / Ufam)

A Ufam tem 20 dias para contestar a decisão, além de comprovar, por meio de provas, a importância da bonificação, indicando suas finalidades, o que deve ser dado vista ao Ministério Público Federal (MPF).

Leia a decisão judicial na íntegra:
Leia mais: Ufam subscreve proposta para Manaus ser ‘Cidade Sul-Americana do Desporto’
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.