Unhas grandes podem abrigar até 32 tipos de bactérias que causam infecções graves


26 de abril de 2022
Unhas grandes podem abrigar até 32 tipos de bactérias que causam infecções graves
Com informações Infoglobo

MANAUS — Unhas grandes podem abrigar até 32 espécies de bactérias e 28 tipos de fungos, mostram estudos recentes. Nos últimos anos, muitas mulheres aderiram à moda das unhas longas. Celebridades como Beyoncé, Lady Gaga, Cardi B, Anitta, Iza e Glória Groove, por exemplo, ostentam longuíssimas unhas. Mas, é preciso saber que este estilo pode virar algo perigoso para a saúde.

Isso significa que ter unhas grandes, sejam elas naturais, postiças ou de acrigel, aumenta o risco de se contaminar com fungos e bactérias. Isso porque os micro-organismos podem entrar no seu corpo ao coçar alguma parte da pele, ao roer as unhas ou ao levar as mãos à boca.

Leia também: Pintar unhas: hábito resiste ao tempo e expressa muito mais que vaidade

Além disso, o acúmulo de bactérias e fungos podem gerar uma micose na unha e deixá-la deformada.

Por conta do risco de contaminação sob as unhas, que profissionais de saúde precisam mantê-las curtas. Entre 1997 e 1998, a morte de 16 bebês internados na UTI de um hospital na cidade de Oklahoma, nos EUA, foram associadas a bactérias encontradas sob as unhas longas de duas enfermeiras.

Leia também: Beleza das unhas: o que antes era apenas um cuidado, hoje é fator predominante para o fortalecimento da autoestima de muitas mulheres

Por uma questão de saúde, a recomendação é não ter unhas grandes.

Os Centros de Controle de Doenças (CDC) dos EUA têm algumas orientações sobre como evitar contaminações causadas por bactérias que se alojam sob as unhas:

  • Mantenha as unhas curtas;
  • Ao lavar as mãos, esfregue o sabão na parte de baixo das unhas;
  • Evite roer unhas;
  • Limpe todos os utensílios antes de usá-los nas unhas;
  • Evite cortar ou retirar a cutícula, pois ela é uma barreira contra infecções nas unhas;
  • Nunca arranque com os dentes as peles que ficam ao redor das unhas, remova cuidadosamente com um alicate;
  • Ao fazer a unha em um salão ou com um manicure, certifique-se de que os equipamentos foram esterilizados antes do uso.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.