Vale do Javari passa a ter sala de situação para monitorar malária


Por: Cenarium*

16 de janeiro de 2025
Vale do Javari passa a ter sala de situação para monitorar malária
Vista aérea de área no Vale do Javari (Reprodução/Bruno Kelly)

MANAUS (AM) – A Terra Indígena (TI) do Vale do Javari, localizada em Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus), agora conta com uma sala de situação de monitoramento de malária. A Secretária de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), participou da inauguração nesta quinta-feira, 16.

A equipe de saúde também teve a presença do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), através do Departamento de Doenças Transmissíveis; do Distrito Sanitário Especial Indígena Vale do Javari (Dsei/Vale do Javari) e da Prefeitura de Atalaia do Norte.

Reunião entre órgãos de saúde (Divulgação/FVS-RCP)

A região indígena do Vale do Javari é território de vigilância da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). As ações são operacionalizadas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Vale do Javari (Dsei/Vale do Javari). Enquanto Vigilância em Saúde do Amazonas, a FVS-RCP dá suporte às ações realizadas contribuindo para a ação colaborativa e interinstitucional dando andamento ao enfrentamento da malária no Amazonas.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o lançamento da sala de situação do Vale do Javari é um avanço no fortalecimento do monitoramento de doenças na região. “O acompanhamento detalhado do número de casos e a respectiva resposta é estratégica para subsidiar ações de controle vetorial, mas também servirá para monitoramento de várias doenças”, destaca.

O povo Kanamary é um dos povos que habita o Vale do Javari (Reprodução/Cimi)

A coordenadora do Programa de Controle da Malária no Amazonas, Myrna Barata, acrescenta que o monitoramento fortalece, de forma complementar, a equipe de saúde de Atalaia do Norte. “A sala de situação de malária do Vale do Javari é uma das estratégias diferenciadas para a vigilância e controle da malária nas populações indígenas do Vale do Javari”, disse.

Cenário

No Amazonas, a malária está concentrada em 40,2% em área indígena. Em primeiro lugar neste ranking está a área rural com 42,6%. O cenário da doença no Amazonas está disponível em: https://bit.ly/3BSZNuF

Leia mais: Livro apresenta perspectivas e desafios de povos indígenas do Vale do Javari
(*) Com informações da FVS-RCP

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.