Veja quais são as cidades produtoras de melancia no Estado do Amazonas


27 de novembro de 2023
Veja quais são as cidades produtoras de melancia no Estado do Amazonas
Por ser um País com clima tropical, o plantio de melancia no Brasil ocorre em praticamente todas as regiões (Reprodução/Internet)
Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – No dia 26 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Melancia, um dos frutos mais consumidos no Brasil e no mundo, e que tem sua cultura difundida por todo o Estado do Amazonas. São mais de 8 mil produtores rurais engajados no cultivo da fruta, que abasteceu a mesa dos amazonenses com mais de 12 milhões de melancias em 2022.

No Estado, destacam-se como principais produtores de melancia os municípios de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), com uma produção de 1,4 milhões de frutos; Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), com 714 mil frutos; Apuí (distante 453 quilômetros de Manaus), com 705 mil frutos; e Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus), com 631,13 mil frutos.

Produtores rurais descarregam caminhão de melancia (Divulgação/Idam)

Manicoré, por exemplo, destaca-se pela Festa da Melancia, realizada em setembro, como destaca a gerente da unidade local do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam) no município.

“A melancia é muito apreciada pelos manicoreenses, e as atividades relacionadas à fruta despontam como uma das principais culturas desenvolvidas no município, sendo cultivada em área de várzea por agricultores familiares. Grande parte da produção local tem como destino Manaus, onde é comercializada em feiras e bancas”, ressaltou a gerente.

Formato e apoio à cultura

Inicialmente produzida em um formato mais alongado, hoje, a melancia produzida no Estado também conta com uma variedade mais arredondada. É mais fácil de transportar e também mais popular entre o mercado consumidor.

“No Amazonas, o Idam atua lado a lado com os agricultores e oferece serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), prezando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida do pequeno produtor. Isso inclui a cultura da melancia, apoiada pelo Governo do Amazonas por meio do nosso instituto, com capacitação e introdução de boas práticas e tecnologias para maximizar a produção”, concluiu o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

Leia mais: Crise climática põe em risco a polinização de culturas essenciais como café e cacau
(*) Com informações da assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.