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Venda de carros movidos à eletricidade cresce e reforça ideia de veículos sem emissão de CO2
Registro mostra homem ao lado de carro elétrico. (Divulgação)
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16 de novembro de 2021
Com informações da ONU NEWS
A venda de veículos elétricos está em alta na China, na América do Norte e na Europa, sendo que 3 milhões de unidades foram compradas em 2020, representando 4,6% do total de transações do mercado automotivo. Os dados são da Comissão Econômica da ONU para a Europa, Unece, que revela ainda que as vendas de carros elétricos no continente europeu já representam 10% da fatia de mercado. E previsões da Agência Internacional de Energia apontam que esta porcentagem poderá subir para 19% até 2025.
Durante a Conferência da ONU sobre Mudança Climática, COP26, 24 países entres eles Reino Unido, Canadá e Nova Zelândia, e várias fabricantes de carros como Ford, Mercedes e Volvo firmaram um acordo para acabar com a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis até 2040.
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Apesar de tudo, a Unece aponta que os consumidores ainda têm muitas dúvidas sobre a performance das baterias dos carros elétricos ao longo do tempo e se o investimento vale mesmo a pena. Mas a Comissão acredita que isso poderá mudar graças a uma proposta de regulamentação para garantir uma duração mínima das baterias dos carros elétricos e híbridos.
Baterias mais duradouras
Regulamentar a questão da degradação das baterias é a primeira iniciativa internacional do tipo, que já recebeu o apoio de nações como Canadá, China, Japão, Reino Unido, Estados Unidos e do bloco regional União Europeia.
A proposta prevê que as fabricantes garantam que as baterias dos veículos elétricos percam apenas 20% da sua capacidade inicial nos primeiros cinco anos ou quando o carro completar 100 mil km. A médio prazo, a ideia é de que as baterias percam menos de 30% da capacidade em oito anos ou com 160 mil km rodados.
A Unece explica que a medida ajudará a evitar a utilização de baterias de baixa qualidade, garantindo apenas a instalação daquelas com alta durabilidade.
Segundo a Comissão da ONU, a medida é crucial para aumentar a confiança do consumidor e melhorar a performance dos veículos elétricos.
A proposta será votada em março de 2022 e os países que endossarem a iniciativa deverão incluir a medida nas legislações nacionais e definir um prazo para a mudança acontecer, mas a Unece acredita que os primeiros resultados poderão ser vistos já em 2023.
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