27 de fevereiro de 2021

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira, 12, mostra um cortejo fúnebre realizado de uma maneira um pouco diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver. Ao invés do silêncio do luto e a calmaria, o trajeto até o cemitério foi marcado pela alegria do “forró manauara”.

Nas imagens, é possível identificar as pessoas cantando dentro do carros em sequência, seguindo o carro funerário com som alto do famoso “paredão”, aparelho de som automotivo, marcante pelo tamanho das caixas que reproduzem o áudio.

Nas imagens também é possível perceber que a homenagem foi feita por todos que acompanhavam o cortejo fúnebre, inclusive pelo próprio motorista da funerária. Com balões brancos e música alta, o cortejo seguiu até o cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Tarumã.

A procissão fúnebre nada convencional em tempos de pandemia de Covid-19 também foi acompanhada de muitos gritos e acenos pelas pessoas que passavam nas ruas e captaram o momento diferente.

Assista ao vídeo:

(Reprodução/Facebook)

Cortejo fúnebre

Procissão ou cortejo fúnebre é o momento em que se leva o corpo do local onde ele foi velado até o cemitério ou crematório. Esse trajeto é feito com carros da funerária e em seguida carros com os familiares e amigos. E é nesse momento que eles podem se despedir um pouco mais da pessoa que partiu. Em fileira, eles seguem com o pisca do carro ligado e em velocidade baixa sinalizando o cortejo.