Vulcão nas Filipinas expele cinzas e 13 mil pessoas vão para abrigos

Fumaça branca saindo do monte Mayon depois que especialistas emitiram alerta de erupção - 8.jun.23 - (Kristin Moral/AFP)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – Cerca de 13 mil pessoas que vivem nas proximidades do vulcão Mayon, nas Filipinas, foram levadas para abrigos depois que cinzas, rochas incandescentes e gases tóxicos foram expelidos da cratera.

Um monte é visto na foto expelindo uma fumaça branca; ao fundo, é visto céu azul
Fumaça branca saindo do monte Mayon depois que especialistas emitiram alerta de erupção – 8.jun.23 – Kristin Moral/AFP

Ao menos um terremoto de origem vulcânica foi registrado nas últimas 24 horas no monte, na região central das Filipinas. “Estamos longe de casa, mas é melhor estar aqui, pois é muito perigoso”, diz Rachel Ramirez, 30, que tem dois filhos e está há três dias em um abrigo instalado em uma escola em Daraga.

O Monte Mayon, localizado a cerca de 330 quilômetros a sudeste da capital Manila, é considerado um dos mais imprevisíveis dos 24 vulcões ativos nas Filipinas. Há cinco anos, dezenas de milhares de pessoas tiveram que ser retiradas devido à atividade registrada na cratera. “Há um risco simultâneo para a saúde ao estar próximo à erupção devido à inalação de gases de dióxido de enxofre ou das partículas das chuvas de cinzas”, disse o secretário de Saúde Teodoro Herbosa em uma entrevista coletiva neste domingo.

PUBLICIDADE

As Filipinas estão no Cinturão de Fogo do Pacífico, onde placas tectônicas colidem, causando terremotos e intensa atividade vulcânica.

(*) Com informações da Folhapress

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.