Ação nacional da ‘Operação Resguardo’ cumpre mandados contra violência doméstica no AM


08 de março de 2021
Ação nacional da ‘Operação Resguardo’ cumpre mandados contra violência doméstica no AM
Medida busca cumprir mandados de busca e apreensão e garantir segurança às vítimas (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Nesta segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, a “Operação Resguardo” do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) feito pela Polícia Civil deflagrada em todos os Estados, incluindo Amazonas, ações de combate a crimes de violência contra mulher.

A ação cumpre mandados de busca e apreensão, medida que visa promover segurança às vítimas. Considerada a maior ação de combates a crimes de violência contra a mulher do Brasil, a operação teve início no dia 28 de janeiro deste ano para apurar denúncias de violência doméstica, segundo o órgão ministerial.

“Cumpriremos mandados de prisão, busca e apreensão e verificaremos denúncias anônimas de denúncia anônimas de violência à mulher, resguardando a vida da nossa vítima, para que não tenha aumento, como houve no ano passado, de um terço nos casos de violência doméstica e nos casos de feminicídio”, destacou a delegada Débora Mafra.

No Rio de Janeiro, dez pessoas foram presas nas primeiras horas da manhã. No Amazonas, a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), em Manaus, deve divulgar um balanço sobre as prisões.

Violência contra mulher

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foram registradas 25.132 notificações de violência doméstica contra mulher em 2020, seis mil casos a mais que em 2019, representando uma alta de 34%.

Veja também: Vítimas de violência doméstica sofrem abusos inimagináveis; confira relatos

Segundo a SSP-AM, abril do ano passado foi o mês que menor registrou ocorrências, com 756 notificações, enquanto que o mês de agosto teve a maior formalização de casos, com mais 2,6 mil registros. O número de feminicídios também aumentou em 2020.

Veja também: Número de feminicídio em 2020 cresce 55% em Manaus e quarentena pode ter contribuído para esse aumento

Segundo a SSP-AM, a alta foi de 55% no ano passado, comparado com 2019. O isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus é visto pelas autoridades como forte influenciador para o crescimento nos números.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.