Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
20 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Náferson Cruz – Da Revista Cenarium

MANAUS – Ao menos 13 detentos de alta periculosidade que estavam em presídios federais, acusados de comandar chacinas em presídios de Manaus, retornaram nesta quarta-feira, 11, para unidades prisionais na capital amazonense. Os massacres ocorreram em janeiro de 2017 no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e na extinta Raimundo Vidal Pessoa.

Entre os criminosos de alta periculosidade está o irmão do narcotraficante Zé Roberto da Compensa, Luciano Barbosa, conhecido como “L7” e José de Arimateia Façanha, o “Ari”, primo do mesmo. Outros nomes da lista, também chamam atenção pelo grau de influência na facção criminosa comandada por Zé Roberto, a FDN (Família do Norte), são eles: Clemisson Santos Farias, o “Tio Patinhas”, Rômulo Brasil da Costa e os parceiros dele Romário Corvelo Fonseca, José Bruno de Souza, o “Bruninho” e Janderson Rolim de Matos, apontado, segundo investigações, como líderes da rebelião na Vidal Pessoa.

Também integra a lista de criminosos Fernando Félix da Silva, também conhecido como “Imperador”. Ele é considerado o líder do tráfico na Comunidade Coliseu, no bairro João Paulo, na Zona Leste.

Os detentos desembarcaram, por volta das 12h30, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, escoltados pela equipe do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Em seguida foram encaminhados para o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), onde ficarão isolados durante 15 dias como medida preventiva contra o coronavírus.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) explica que tentou impedir que os criminosos voltassem ao Amazonas levando em consideração os riscos que a presença deles representa no sistema prisional, mas não teve êxito: “A Seap solicitou a permanência desses detentos em regime federal. Entretanto, foi negado pela Justiça”, afirmou o secretário da Seap, coronel Vinícius Almeida.

Confira a lista abaixo:

Luciano da Silva Barbosa

Fernando Félix da Silva

Rômulo Brasil da Costa

José Bruno de Souza Pereira

José de Arimatéia Façanha do Nascimento

Janderson Rolim de Matos

Eduardo Queiroz de Araújo

Clemilson Santos Farias

Florêncio Nascimento Barros

Márcio Ramalho Diogo

Fabrício Duarte Araújo

Romário Corvelo Fonseca

Thiago Fernandes Soriano