Alunos e professores poderão participar gratuitamente de programa cultural artístico de robótica aplicada à reciclagem

Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – As inscrições para o Programa Educativo Cultural Artístico – Robótica nas Escolas começaram no último dia 21 de fevereiro e vão até o dia 4 de março para cinco cidades brasileiras. O alvo do projeto são crianças de 6 a 14 anos e professores de escolas públicas e privadas. Em Manaus, as oficinas e workshops serão realizados de forma online e gratuita.

Manaus recebe mais uma edição do Programa organizado pela Whirlpool Corporation, empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, que busca frisar a importância da reciclagem do lixo doméstico para alunos e professores e capacitá-los como agentes de transformação social dentro da comunidade onde vivem, bem como estimular a criatividade através das oficinas de robótica, incentivando-os a construir robôs a partir do lixo.

“Nossa ideia com esse projeto é apresentar aos estudantes noções sobre descarte e reciclagem de lixo, física e elétrica; e como podem construir protótipos que beneficiem a comunidade, e alinhados com o desenvolvimento sustentável”, diz Abilio Martins, Diretor Operacional da Ecotransforma Produções.

Segundo dados do Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil 2021, só no ano passado, o País gerou mais de 79 milhões de toneladas de lixo. Em Manaus, mais de 72 mil toneladas de lixo são geradas todos os meses pelos municípios.

Com base nos Objetivos Sustentáveis levantados pela ONU e alinhado com preocupação da Whirlpool Corporation em promover atividades ligadas aos indicadores ESG (Environmental – Meio Ambiente, Social e Governance – Governança empresarial), a grade do projeto Robótica na Escola é composta por 3 oficinas para alunos e 1 workshop para alunos e professores.

A primeira oficina, intitulada “Sucata – Coleta e Reciclagem”, abre os trabalhos conscientizando os alunos sobre o destino do lixo que hoje é descartado.

A partir daí, serão oferecidas oficinas sobre física e elétrica que vão auxiliá-los no desenvolvimento de protótipos de robótica produzidos com lixo. Todos os participantes receberão um kit de robótica que será distribuído através da Secretaria de Educação do município com sucatas de eletrônicos como fios, ventoinhas, bateria 9V e motores.

Os participantes irão aprender como integrar materiais reciclados com motores e elétrica, para construir protótipos, e durante a execução serão utilizados resíduos domésticos. Depois do conhecimento teórico, os alunos irão para a prática onde serão estimulados a pensar de forma criativa sobre quais criações poderiam ser transformadoras para a comunidade.

Durante a feira de robótica virtual, no site do projeto, os alunos poderão apresentar a conclusão de seus trabalhos e o juri selecionará os melhores protótipos construídos; e estes serão postados no Instagram da NTICS Projetos para ser votado pelo público por meio de curtidas. O projeto que receber mais curtidas será premiado com um tablet.

A última edição do Programa Educativo Cultural Artístico Robótica nas Escolas foi realizada em 2020, em quatro cidades brasileiras e em três diferentes Estados; 121 escolas participaram gerando um impacto direto em cerca de 3700 pessoas, entre alunos, familiares e amigos. Foram entregues 900 kits de robótica e 131 projetos foram apresentados na biblioteca de robôs.

ROBÓTICA NAS ESCOLAS
Quando? De 10 a 24 de março de 2022
Quem pode participar? Alunos de escolas públicas da rede municipal e privadas, de 6 a 14 anos e professores
Informações: www.ntics.com.br/programaeducativocultural
Inscrições: Serão realizadas diretamente pelas escolas e para saber sobre a sua participação, basta entrar em contato com a direção.

Veja vídeo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO