Amazonas chega a 1.037 recuperados de Covid-19 e 306 novos casos

Nícolas Marreco – da Cenarium

MANAUS – O Amazonas passou dos mil casos fora do período de transmissão do novo Coronavírus, chegando, nesta sexta-feira, 24, a 1.037 pessoas recuperadas da Covid-19. Entretanto, novas 306 pessoas foram infectadas, somando 3.194 casos ao todo. De quinta, 23, para esta sexta, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) divulgou mais 21 óbitos, já sendo 255 óbitos da pandemia.

A taxa de letalidade do vírus no estado é de 7,98%. A capital manauense continua sendo a cidade que mais concentra casos, com 2.481 casos, 77% do total. Também é a que concentra mais óbitos, 207. Ao todo, 1.642 estão em isolamento domiciliar, com quadro leve dos sintomas.

No interior, 41 municípios somam 713 casos e 48 óbitos. Manacapuru, Iranduba, Itacoatiara e Parintins são as cidades alertadas pela FVS que sofreram aumento considerável na contaminação do vírus nos últimos dias. De casos em indígenas, segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), 37 estão infectados e três já morreram por Covid-19. Oito estão recuperados clinicamente.

Tanto a FVS quanto a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) fizeram um apelo nesta tarde, para os amazonenses respeitarem os decretos de distanciamento e isolamento social. Segundo a Susam, “o vírus está indo de barco ao interior”, fazendo referência às viagens clandestinas de passageiros. A diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, lembrou que o pico da contaminação ainda irá trazer mais casos e mortes ao Amazonas.

“As próximas duas semanas vão ser muito mais difíceis. Teremos aumento no número de casos e óbitos, e não queremos que ninguém mais seja vítima. Nós, profissionais da linha de frente, estamos trabalhando além do nosso limite, e o sistema de saúde não comporta mais casos. A forma de nos ajudarmos é ficando em casa, evitando a proximidade desnecessária com pessoas e lavando frequentemente as mãos com água e sabão”, finalizou.

Internados

São atualmente 1.050 pacientes internados, divididos entre 260 positivos para Covid-19 e 790 com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada tanto por Coronavírus quanto como outros agentes. Dos confirmados, 123 estão em leitos clínicos e 137 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Dos suspeitos, 582 estão em leitos clínicos e 208 em UTIs, somando 345 pacientes com quadro grave ou gravíssimo. Dos óbitos, 331 foram notificados, 255 confirmados, 26 descartados e 50 em investigação. Mais 1.764 amostras de exame aguardam resultado para a testagem da nova doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO