Anvisa aprova primeira vacina registrada no Brasil para bronquiolite

Profissional da saúde aplicando vacina em paciente (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Da Revista Cenarium Amazônia*

BRASÍLIA (DF) – A Anvisa aprovou na segunda-feira, 4, o registro da vacina Arexvy, da empresa GlaxoSmith Kline. A vacina é indicada para prevenção da Doença do Trato Respiratório Inferior (DTRI), causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Esta é a primeira vacina registrada no Brasil contra o VSR, principal vírus causador de bronquiolite.

A vacina foi aprovada para uso em adultos com 60 anos ou mais. Ela é aplicada de forma intramuscular, em dose única.

Seringa e ampola de vacina (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A tecnologia utilizada para a vacina é de proteína recombinante. Nesse caso, uma substância semelhante à presente na superfície do vírus é fabricada na indústria e utilizada para estimular a geração de anticorpos responsáveis pela imunidade.

PUBLICIDADE

O pedido de registro do medicamento foi enquadrado como prioritário, nos termos da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 204/2017, por se tratar de condição séria debilitante. Além disso, é uma doença de grande impacto público, principalmente pela faixa etária atingida, que possui grande índice de hospitalizações causadas por infecção pelo VSR.

Leia mais: Anvisa concede registro à nova injeção para controle do colesterol
(*) Com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.