Apagão: Amapá registra filas em postos de gasolina e procura por água potável

O problema afetou serviços básicos, comércios, telecomunicações e bancos. (Ueslei Marcelino/Reuters)

Da Revista Cenarium*

MANAUS – O Amapá chegou nesta quinta-feira, 5, ao terceiro dia de apagão com falta de energia em 13 dos 16 municípios do estado. O problema afetou serviços básicos (saúde e comunicação), comércios, telecomunicações e bancos. Até a última atualização desta reportagem, não havia previsão para o restabelecimento.

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta, estabelecimentos que têm gerador de energia, como postos de combustível e supermercados, registraram grandes filas – algumas com mais de 1 quilômetro. Pessoas também tentavam estocar água potável e lotaram comércios que vendem água mineral. A falha vem afetando o funcionamento das redes de telefonia fixo, móvel e de internet, que funcionam de maneira limitada. Hospitais passaram a depender de geradores.

PUBLICIDADE

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou que “um problema na linha de transmissão do Sistema Interligado Nacional causou a interrupção do fornecimento de energia no estado” e que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) investiga as causas do problema.

A partir da noite de terça-feira, 3, o Amapá foi afetado, durante horas, por uma chuva intensa, com muitos raios. O Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes) informou que recebeu registros de duas pessoas atingidas pelas descargas elétricas. Na tarde desta quarta-feira, o ONS afirmou em nota que houve um desligamento automático das linhas de transmissão Laranjal/Macapá C1 e C2 e das usinas hidrelétricas Coaracy Nunes e Ferreira Gomes.

“Foi iniciada a recomposição parcial das cargas da usina hidrelétrica Coaracy Nunes. O ONS está coordenando os agentes envolvidos e acompanhando a situação para que haja o mais rápido restabelecimento possível do fornecimento de energia na região”, disse o comunicado.

Gabinete de crise

O Ministério de Minas e Energia (MME) criou nesta quarta-feira, 4, um gabinete de crise e enviou uma comitiva ao Amapá para supervisionar as medidas adotadas para o restabelecimento de energia elétrica no estado. O ministro Bento Albuquerque foi para Macapá.

(*) Com informações do G1

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.