Após atingir menor nível da história, Rio Negro sobe 17 centímetros


30 de outubro de 2023
Após atingir menor nível da história, Rio Negro sobe 17 centímetros
Seca no Lago Catalão, em Manaus. (4.out.23 - Ricardo Oliveira/Revista Cenarium Amazônia)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – O Rio Negro atingiu 12,87 metros nesta segunda-feira, 30, 17 centímetros acima do nível mais baixo na história, de 12,70 metros, segundo dados do Porto de Manaus. No sábado, 28, e nesse domingo, 29, o Rio Negro subiu 5 centímetros em cada dia. Essa é a primeira vez que o nível sobe neste período da estiagem, que já é a maior em 121 anos.

Conforme mostrou a REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA, a subida dos rios no Amazonas deveria ocorrer só em novembro. Por isso, é possível que a mudança no nível seja reflexo de um fenômeno conhecido como repiquete, ou seja, um “efeito sanfona”, quando um rio chega ao seu limite e estabiliza, mas chuvas isoladas fazem com que o nível do mesmo volte a subir.

Leia mais sobre a seca na Amazônia:

Imagens da Nasa mostram impacto da seca na bacia do Rio Negro, no Amazonas
Rio Negro atinge menor nível da história
Rio Negro se mantém estável em Manaus; subida é prevista para novembro, aponta pesquisadora

Na sexta-feira, 27, o Rio Negro estabilizou na menor cota desde o início da medição no Porto de Manaus, em 1902, de 12,70 metros. O ritmo da vazante já vinha diminuindo nos últimos dias. Desde o dia 20, o rio vinha baixando 10 centímetros por dia. Na quarta-feira, 25, a vazante caiu para 6 centímetros. Na quinta-feira, baixou apenas 3 centímetros até que, na sexta, ele estabilizou.

A forte seca no Amazonas já afeta todos os 62 municípios do Estado, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil estadual nesse domingo, 29. São 60 os municípios que estão em situação de emergência, sendo que Presidente Figueiredo e Apuí, antes em situação de normalidade, agora se encontram em estado de atenção. Até o momento, 608 mil pessoas e 152 mil famílias foram afetadas pela seca deste ano.

(*) Mais informações em instantes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.