Após atingir menor nível da história, Rio Negro sobe 17 centímetros

Seca no Lago Catalão, em Manaus. (4.out.23 - Ricardo Oliveira/Revista Cenarium Amazônia)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – O Rio Negro atingiu 12,87 metros nesta segunda-feira, 30, 17 centímetros acima do nível mais baixo na história, de 12,70 metros, segundo dados do Porto de Manaus. No sábado, 28, e nesse domingo, 29, o Rio Negro subiu 5 centímetros em cada dia. Essa é a primeira vez que o nível sobe neste período da estiagem, que já é a maior em 121 anos.

Conforme mostrou a REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA, a subida dos rios no Amazonas deveria ocorrer só em novembro. Por isso, é possível que a mudança no nível seja reflexo de um fenômeno conhecido como repiquete, ou seja, um “efeito sanfona”, quando um rio chega ao seu limite e estabiliza, mas chuvas isoladas fazem com que o nível do mesmo volte a subir.

Leia mais sobre a seca na Amazônia:

PUBLICIDADE
Imagens da Nasa mostram impacto da seca na bacia do Rio Negro, no Amazonas
Rio Negro atinge menor nível da história
Rio Negro se mantém estável em Manaus; subida é prevista para novembro, aponta pesquisadora

Na sexta-feira, 27, o Rio Negro estabilizou na menor cota desde o início da medição no Porto de Manaus, em 1902, de 12,70 metros. O ritmo da vazante já vinha diminuindo nos últimos dias. Desde o dia 20, o rio vinha baixando 10 centímetros por dia. Na quarta-feira, 25, a vazante caiu para 6 centímetros. Na quinta-feira, baixou apenas 3 centímetros até que, na sexta, ele estabilizou.

A forte seca no Amazonas já afeta todos os 62 municípios do Estado, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil estadual nesse domingo, 29. São 60 os municípios que estão em situação de emergência, sendo que Presidente Figueiredo e Apuí, antes em situação de normalidade, agora se encontram em estado de atenção. Até o momento, 608 mil pessoas e 152 mil famílias foram afetadas pela seca deste ano.

(*) Mais informações em instantes

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.