Ausente de debate, Amazonino vira alvo de adversários: ‘Não se governa Manaus de casa’

Os oito postulantes não pouparam críticas e indiretas à ausência de Amazonino Mendes (Podemos), de 80 anos, que justificou a falta alegando cuidados com saúde. (Reprodução/Internet)

Bruno Pacheco e Carolina Givoni – Da Revista Cenarium

MANAUS – No primeiro debate televisivo entre os candidatos a prefeito da capital amazonense realizado nesta quinta-feira, 1º, os oito postulantes não pouparam críticas e indiretas à ausência de Amazonino Mendes (Podemos), de 80 anos, que justificou a falta alegando cuidados com a saúde.

O Capitão Alberto Neto (Republicanos), por sorteio, foi o primeiro a escolher um oponente, convidando o rival ideológico, José Ricardo (PT), para começar o embate. Durante o tempo de fala, o líder do governo Bolsonaro também cutucou o ex-governador e também candidato à Prefeitura de Manaus, Amazonino Mendes, ao falar ironicamente “boa noite ao candidato ausente”.

PUBLICIDADE

Capitão Alberto Neto x José Ricardo

Para José Ricardo (PT), Alberto Neto questionou o deputado federal sobre o “modo petista de governar”. Alegando que o petista faz parte de um partido “que levou o País à ruina”. Em réplica, José Ricardo pontuou que os “programas sociais como Bolsa Família são frutos da gestão PT”.

(Reprodução/Facebook)

Além de mencionar que o “Amazonas foi um dos Estados mais beneficiados pelas gestões dos ex-presidentes Lula e Dilma”. José Ricardo, na tréplica, alegou que vai governar Manaus como o homem da Kombi. Já Alberto Neto retrucou afirmando que quer um governo Bolsonaro de governar, transparente. Para ele, é “disso que Manaus precisa”.

José Ricardo x David Almeida

Já na segunda escolha de candidato, José Ricardo convidou David Almeida (Avante) com o questionamento sobre o papel de um prefeito à frente das diretrizes da Zona Franca de Manaus (ZFM). Almeida, rapidamente, respondeu que o ideal é “apresentar soluções e estratégias para atuar em polos econômicos”. Ele também relembrou sobre o período em que foi governador interino do Amazonas.

David Almeida x Romero Reis

Na terceira escolha de candidato para debater, David convidou Romero Reis (Novo) e aproveitou a oportunidade para alfinetar Amazonino, questionando Reis se Manaus poderia ser governada de casa”.

Romero respondeu que a cidade só será bem administrada com uma boa gestão. “Nós vamos fazer aquilo que a cidade precisa”, disse. David insistiu na devolutiva, afirmando que a gestão é importante e que “Manaus não pode ser governada de casa”.

Romero Reis x Alfredo Nascimento

Na quarta rodada, Romero Reis escolheu Alfredo Nascimento (PL) e questionou sobre a visão do candidato sobre a BR-319. Alfredo, por sua vez, disse que, quando foi ministro, a BR-319 estava “fechada”. E que sempre trabalhou nos extremos. “Já saí do ministério há mais de 9 anos e ela continua como está. O que falta é a licença. Fiz a minha parte, construí mais da metade da rodovia. Essa obra vai custar quatro anos para ser construída, pelo menos, e vai custar muito dinheiro”, pontuou.

Romero Reis, contudo, elencou que a BR-319 não depende do poder municipal, mas que o poder municipal pode usar sua influência para as obras. Ele disse, ainda, que o recapeamento da rodovia não é obra para quatro anos. “Essa obra pode ser construída em 1 ano, sou engenheiro e sei disso, porque teve candidato aqui que teve quatro anos e não fez. Usou da malandragem”, cutucou Romero Reis.

Alfredo, por outro lado, respondeu o engenheiro e disse que Romero Reis não tem preparo para governar Manaus por desconhecer as obras. “A malandragem parece que é sua, candidato. Você não tem preparo para ser prefeito, porque não é verdade o que disse sobre a BR-319, porque construí mais da metade dela”.

Alfredo Nascimento x Marcelo Amil

Na quinta escolha de candidato para debater, Alfredo convidou Marcelo Amil (PCdoB). Os candidatos trocaram farpas sobre a implantação de projetos sociais em bairros de Manaus.

Amil, a todo instante respondeu Alfredo e fez o adversário gastar o tempo de fala. Ao final, Marcelo dispôs de cerca de um minuto e meio para falar. “Manaus sempre foi governada de cima para baixo. Da Ponta Negra para o São José”.

Marcelo Amil x Coronel Alfredo Menezes

Já Amil questionou Coronel Alfredo Menezes (Patriota) sobre as pastas de lazer, cultura e esporte. E Menezes afirmou que vai recriar a Secretaria de Esporte, além de remanejar novas políticas de incentivo à cultura.

Coronel Alfredo Menezes x Ricardo Nicolau

Menezes chamou Ricardo Nicolau (PSD) julgando o candidato sobre renovação e questionando as alianças do candidato do PSD. Nicolau também foi questionado sobre a declaração de bens e negou “fazer fortuna com a vida pública”.

Ricardo Nicolau x Capitão Alberto Neto

Nicolau fechou o primeiro bloco com Alberto Neto com a temática voltada para a saúde pública. O Capitão afirmou que vai fazer uso do cargo de vice-liderança do governo federal para garantir recursos para atenção da saúde básica.

Segundo Alberto “não foi feito o dever de casa” na saúde municipal.
Ricardo Nicolau afirmou que não existem atendimentos adequados nas esferas municipais e estaduais. Alegando que fará o primeiro hospital de saúde eletiva. “Um cidadão não pode esperar meses para fazer uma cirurgia de vesícula”, completou o candidato do PSD.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.