Autoridades são intimadas a expulsar invasores de terra indígena no interior do Amazonas

A decisão tomada na quinta-feira, 9, foi fruto de questionamento do Sindicato Rural de Autazes, que solicitou a derrubada do despacho, negado pela Justiça. Fotos: Rosilene Guajajara
Jefferson Ramos – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – O juiz federal Ricardo Sales determinou a imediata retirada de ‘invasores’ de terra indígena demarcada há 11 anos pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), no município de Autazes (distante 113 quilometro de Manaus).

A decisão tomada na quinta-feira, 9, foi fruto de questionamento do Sindicato Rural de Autazes, que solicitou a derrubada do despacho, negado pelo magistrado.

“Tendo em vista ser fato público e notório dos que residem em Manaus que as áreas indígenas objeto da presente demanda estão sendo invadidas, desmatadas e incendiadas por não indígenas, aparentemente sem qualquer repressão pelos órgãos federais, estaduais e/ou municipais”, descreve o juiz em trecho da determinação.

PUBLICIDADE

A região é sondada pela Potássio do Brasil a fim de viabilizar a exploração do minério naquela região.

O despacho determina também que a Funai finalize atos necessários à finalização da demarcação, “promovendo, ainda, a necessária extrusão dos ocupantes não índios (sic) e dos invasores das áreas indígenas objeto desta demanda”.

“Determina-se, ainda, a imediata cessação, interrupção, ficando proibida a implantação de qualquer atividade destruidora, poluidora, ou potencialmente poluidora, nas terras indígenas identificadas na inicial – ou em seu entorno – que coloquem em risco (concreto ou potencial) não apenas o meio ambiente, mas também o modo de vida ou a cosmovisão dos integrantes das comunidades silvícolas do referido território, salvo se autorizado pelo Congresso Nacional, com prévia outiva dos indígenas”, decidiu.

A sentença abriu ainda um inquérito pela Polícia Federal (PF) para identificar os que cometeram crimes ambientais nos últimos anos na área. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; ministro da Justiça, Flávio Dino; presidente da Funai, Joenia Wapichana; presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; e o superintendente da PF no Amazonas, delegado federal Umberto Ramos foram intimados pessoalmente para cumprir a decisão.

Leia a decisão na íntegra:

Desenvolvido por EmbedPress

Leia mais: Rodeada de fazendas, terra indígena de RR resiste à pressão agrícola e luta por demarcação
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.