Base Fluvial da Polícia Federal começa a operar no Vale do Javari

Base da Polícia Federal passa a operar no Vale do Javari (DIvulgação/PF)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Polícia Federal (PF) inaugurou nessa quarta-feira, 23, a Base Fluvial Nova Era, no Vale do Javari, localizado em Atalaia do Norte, distante 1.136 quilômetros de Manaus, buscando fortalecer a presença estatal na Amazônia. A base foi deslocada de Manaus ao Vale, no dia 18 de março, após anúncio do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

O diretor da Amazônia e Meio Ambiente (Damaz), Humberto Freire, e o superintendente Regional da Polícia Federal no Amazonas, Umberto Ramos, participaram da instalação da balsa e reuniram com lideranças indígenas da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), para tratar sobre a segurança pública e pautas prioritárias para os povos da região.

Base da Polícia Federal passa a operar no Vale do Javari (DIvulgação/PF)

A reunião acontece menos de um mês após a visita da ministra dos Povos Tradicionais, Sonia Guajajara, da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e outros representantes do governo federal e estadual que assinaram documento com propostas para melhorias dos povos originários do Vale do Javari e região que vivem sob constante insegurança. A assinatura da carta aconteceu na sede da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), no dia 27 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Leia mais: No Amazonas, lideranças indígenas do Vale do Javari ameaçam ocupar Funai

Duas semanas após a visita inédita dos representantes no Vale do Javari, no dia 14 de março, ao menos 70 indígenas das etnias Kanamari, Mayuruna, Matis e Kulina, do Vale do Javari, ameaçaram ocupar a sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em Atalaia do Norte, reivindicando pela nomeação dos novos coordenadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/Sesai) e da Coordenação Regional do Vale do Javari (CRVJ/Funai), o prazo dado pelos indígenas encerra nesse sábado, 25 de março.

Operação Tucandeira

Além da inauguração da Base, a PF destruiu três balsa de garimpo ilegal, o município de São Paulo de Olivença, distante 1.235 quilômetros de Manaus, durante a Operação Tucandeira. Segundo a PF, as balsas e dragas operavam ativamente na extração de ouro ilegal no Vale do Javari.

A operação, primeira executada pelo novo superintendente da PF contou com as forças policiais do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal e fiscais do Ibama. “Atualmente, toda a atividade de lavra de ouro no Vale do Javari é ilegal e, portanto, as ações objetivando a desintrusão dessa importante hidrovia continuarão a ser realizadas, assim como serão estendidas a outras regiões de garimpo ilegal detectadas no Estado do Amazonas“, afirma a PF por meio de nota.

Veja imagens:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.