Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
19 de outubro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Cassandra Castro – Da Cenarium

BRASÍLIA – O Desfile Beleza Negra vai ter a primeira edição online desde a sua criação, em 2012. O projeto, idealizado pela produtora de moda e estudante de psicologia, Dai Schmidt, já faz parte do calendário cultural de Brasília. Ela conta como surgiu a ideia do projeto Beleza Negra, que surgiu em forma de protesto como um contraponto ao Capital Fashion Week devido à ausência de modelos negros na passarela e esse protesto teve muita repercussão, foi aí que nasceu a ideia do desfile.

A produtora do evento conta que o objetivo é enaltecer a beleza do negro e uma forma de inseri-lo no mercado da moda, além de combater a discriminação racial. “Queremos inserir o negro no mercado sofisticado para que possamos ser vistos pela sociedade. Se você parar para pensar, ainda existe um racismo estrutural. É muito forte, nítido, você nas propagandas, em lojas, você vê a dificuldade que muitos enfrentam ainda para conseguir um trabalho por causa da cor da pele”, relata Dai Schmidt.

A moda como agente de transformação

Como toda forma de expressão, a moda também pode ser um agente de transformação. Para Dai, é importante se trabalhar a autoestima. “A moda ajuda a quebrar padrões, regras que são impostas perante a nossa beleza. Eu acredito que ela pode sim conscientizar as pessoas, derrubar tabus na sociedade, mostrar que o bonito é a diversidade, a mistura de belezas”.

Esta será a primeira vez que o evento acontece sem a presença de plateia física, com transmissão pelos canais digitais do projeto. “É algo inédito, mas decidimos produzir uma edição com transmissão online, sem receber pessoas que não sejam da produção do evento. Contaremos com todo o apoio do público, como não como nos anos anteriores, e sim pela internet”, relata a produtora de moda.

Leia também: Cabelo crespo: reprovação sobre uso de adereços é criticada por grupos afros

Em razão da pandemia do novo Coronavírus, foram adotadas medidas sanitárias para garantir a segurança da equipe de produção e dos modelos. O desfile será neste sábado, 16, no Espaço Cultural Renato Russo, às 18h, horário de Brasília. A transmissão será feita por meiodo link: http://www.twitch.tv/dbn2021.