Bolsonaro diz que ribeirinhos contribuem com queimadas na Amazônia: ‘Toca fogo na sua pequena propriedade’

Nos 40 minutos de entrevista, Bolsonaro foi questionado sobre a gestão na condução do desmatamento da Amazônia (Reprodução/Internet)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

BRASÍLIA – O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) foi o primeiro presidenciável entrevistado no Jornal Nacional, do Grupo Globo, nesta segunda-feira, 22. Nos 40 minutos de entrevista, foi questionado sobre a gestão na condução do desmatamento da Amazônia. Ele afirmou que ribeirinhos contribuem com queimadas no bioma.

“Quando se fala em Amazônia, porque não se fala também na França que está pegando fogo? No Brasil, não é diferente, acontece. Grande parte disso aí é criminoso, outra parte não é criminoso. É o ribeirinho que toca fogo na sua pequena propriedade”, afirmou.

O presidente ainda foi questionado pela jornalista Renata Vasconcellos sobre desautorizar a destruição de equipamentos apreendidos em garimpos ilegais. O chefe do Executivo afirmou que só deseja que se cumpra a lei.

PUBLICIDADE

“Um trator, por exemplo, você pode tocar fogo se não puder retirar do local. O que o pessoal do Ibama faz? Toca fogo sem saber se pode retirar do local o material”, disse.

“A Amazônia é do tamanho da Europa ocidental, ali dentro cabe uma Alemanha, uma França, um montão de países. Você acha que fiscalizar, evitar pegar fogo é assim, vamos lá? Não desautorizo, mando cumprir a lei que diz que se o material puder ser retirado de lá, não pode ser destruído”, disse ainda.

Além do meio ambiente, Jair Bolsonaro também foi questionado sobre sua gestão, durante a pandemia da Covid-19, ataque a ministros do poder Judiciário e economia.

Bolsonaro em entrevista ao Jornal Nacional (Reprodução/Internet)

Série de entrevistas

Bolsonaro é o primeiro da série de entrevistas com os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa Datafolha divulgada em 28 de julho. O presidente e candidato à reeleição foi entrevistado pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos.

Um sorteio realizado em 1° de agosto definiu as datas e a ordem das entrevistas: Ciro Gomes (PDT) participará nesta terça-feira, 23; Lula (PT) na quinta, 25; e Simone Tebet (MDB) na sexta, 26. André Janones (Avante) também foi convidado, mas retirou a candidatura.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.