Após mais de 100 dias sem superintendente, Bosco Saraiva é nomeado para a Suframa

O ex-deputado federal pelo Amazonas e novo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva. (Reprodução/ Câmara dos Deputados)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – Após mais de 100 dias sem chefia oficial, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) tem um novo superintendente. Bosco Saraiva foi nomeado nesta terça-feira, 25, com a publicação da Portaria Nº 2.333 no Diário Oficial da União (DOU). A nomeação foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Nomeação foi publicada no Diário Oficial da União. (Reprodução)

Bosco Saraiva é ex-deputado federal pelo Amazonas e aceitou o convite do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, para assumir a Suframa. Ele foi indicado pela bancada de parlamentares do Estado do Amazonas, no Congresso Nacional.

O economista e servidor de carreira Marcelo Pereira ocupava a chefia como titular interino do órgão após o militar general Algacir Antônio Polsin, que assumiu a superintendência em junho de 2019, ter sido exonerado no fim do Governo Bolsonaro, em dezembro de 2022.

PUBLICIDADE

Críticas à demora

A superintendência estava sem titular há 114 dias, desde o início do Governo Lula. A demora na nomeação de um titular para a pasta fez o governo federal receber críticas de empresários que defendem a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) na Reforma Tributária.

O Polo Industrial de Manaus (PIM) possui, aproximadamente, 500 indústrias de alta tecnologia, gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente, nos segmentos eletroeletrônico, bens de informática e duas rodas. Em uma das pautas centrais da economia está as discussões da nova Reforma Tributária. Segundo Marcelo Pereira, nenhuma das propostas que tramitam no Congresso, PEC 110/2019 e PEC 45/2019, atendem os benefícios políticos da Zona Franca de Manaus.

Biografia

Bosco Saraiva é empresário e já foi vereador, deputado estadual e presidente da Câmara Municipal de Manaus, em 2013.

Em 2017, foi vice-governador de Amazonino Mendes, falecido neste ano, em um mandato-tampão. Deixou o cargo em abril de 2018, para se candidatar a deputado federal, quando foi eleito e onde cumpriu mandato até ano passado.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.