Cacique Pataxó Hã-hã-hãe é morto em emboscada de pistoleiros na Bahia

O cacique Lucas Pataxó Hã-hã-hãe (Reprodução/Redes Sociais)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – O cacique Lucas Pataxó Hã-hã-hãe, 30, foi morto a tiros na tarde desta quinta-feira, 21, na estrada de Pau Brasil, na entrada da Aldeia Rio Pardo, próximo à Aldeia Caramuru, no município de Itajú do Colônia, no sul da Bahia. Nas redes sociais, o perfil da Aldeia Caramuru Catarina Paraguaçu atribuiu a autoria do ataque a pistoleiros.

De acordo com informações publicadas no perfil do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), três homens encapuzados cercaram a motocicleta do líder indígena e realizaram os disparos de arma de fogo. Lucas estava com o filho na garupa, que presenciou a cena.

O corpo do indígena foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Itabuna. A Polícia Civil da Bahia (PCBA) investiga o crime.

PUBLICIDADE

Também conhecido como Lucas Kariri-Sapuyá, ele deixa esposa e três filhos.

Pesar

O Ministério dos Povos Indígenas manifestou solidariedade aos amigos, familiares e parentes de etnia e disse que vai acompanhar o caso junto à PCBA. “Cacique Lucas era um guerreiro do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe e agente de saúde indígena (…) O MPI irá acompanhar as investigações para que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados”, afirmou a pasta nas rede sociais.

A Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas (SPPI) ressaltou a atuação do cacique na promoção da educação. “O cacique Lucas foi um grande defensor da educação escolar indígena, especificada e diferenciada, e importante mobilizador de esportes na comunidade”, diz a nota.

Atuação

A liderança indígena era membro do Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas do Estado da Bahia (Copiba) e um dos coordenadores do Movimento Unidos dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba). Lucas também atuou no Conselho Local de Saúde Indígena e na presidência da Associação Comunitária Indígena Pataxó Hã-hã-hãe.

Presidente do Diretório Municipal do partido Rede Sustentabilidade no município de Pau Brasil, ele foi candidato a vereador em 2020 pela sigla e seria um dos pré-candidatos às eleições municipais de 2024.

Leia mais: Justiça manda União criar novo plano de ação contra garimpo em TI Yanomami de Roraima
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.