Campanha da grife espanhola Balenciaga gera revolta por incitação à pedofilia e abuso infantil

Da Revista Cenarium

MANAUS – Habituada em causar polêmicas de cunho fashion em suas ações, a grife espanhola Balenciaga gerou revolta em sua mais recente campanha, que traz crianças abraçadas a bolsas de ursos de pelúcias com apetrechos associados ao sadismo e masoquismo.

O projeto criado para promover os presentes de fim de ano, está sendo acusado incitação à pedofilia e abuso infantil. A divulgação de documentos da Suprema Corte que naturalizam a pornografia infantil também foram utilizados em publicações da grife.

Imagens da polêmica campanha da Balenciaga (Reprodução Internet)

Depois da repercussão negativa e das graves acusações, a Balenciaga apagou todas as postagens de suas redes sociais, deixando apenas uma nota de explicação sobre o episódio.

PUBLICIDADE

“Gostaríamos de abordar as controvérsias em torno de nossas recentes campanhas publicitárias”, traz o comunicado, publicado na conta oficial da Balenciaga, no Instagram. “Condenamos veementemente o abuso infantil; nunca foi nossa intenção incluí-lo em nossa narrativa, justifica a marca.

A nota diz ainda que as peças publicitárias em questão refletem uma série de erros graves pelos quais a Balenciaga assume total responsabilidade.

“Estamos revisando de perto nossa organização e formas coletivas de trabalho. Estamos reforçando as estruturas em torno de nossos processos criativos e etapas de validação. Queremos garantir que novos controles marquem um pivô e evitem que isso aconteça novamente”.

Grife apagou todas as publicações em sua conta oficial do Instagram (Reprodução)

Entenda o caso

Em uma das fotos divulgadas pela grife espanhola, uma menina aparece segurando uma bolsa de urso de pelúcia que está vestido com acessórios de temática sadomasoquista. Outro detalhe observado por internautas na campanha foi a presença de livros e documentos da Suprema Corte que naturalizam a pornografia infantil.

As fotos foram produzidas pelo fotógrafo italiano Gabriele Galimberti, conhecido por fotos inspiradas no filme “Toy Stories”, no qual fotografou crianças ao redor do mundo com os seus brinquedos.

Repercussão

Famosos com nomes associados à marca, como Kim Kardashian e Kanye West, posicionaram-se a respeito da campanha.

Eles tentaram me destruir na mídia. Tentaram destruir todos meus negócios ao mesmo tempo e o mundo viu isso e ninguém falou nada… As celebridades são controladas. Você não vê as celebridades falando sobre a situação da Balenciaga. Certo? Isso mostra que elas são controladas por pessoas que influenciam o mundo… não deixe elas influenciarem você de forma nenhuma. Não existe isso de ‘celebridade influenciadora’”, escreveu o rapper em sua rede social.

No Brasil, a youtuber Evelyn Regly picotou duas jaquetas que tinha da Balenciaga. “Pensando seriamente em queimar tudo que tenho da Balenciaga porque nem doar vale a pena”, disse a influenciadora.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.