‘Castanho’: conheça filme de ficção produzido por ator, roteirista e diretor amazonense

Cenas do filme 'Castanho' (Divulgação)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – “Castanho” é o primeiro filme de ficção escrito e dirigido pelo ator Adanilo Reis, conhecido no meio artístico como Adanilo. O enredo conta a história de uma mulher de nacionalidade argentina que passa a viver na comunidade Cachoeira do Castanho, em Paricatuba, no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus) e cria uma relação com a natureza e pessoas da região.

Natural da capital amazonense, o artista afirmou à REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA que sente falta de produções audiovisuais que retratem o cotidiano amazônico e que esse foi um dos motivos que o inspirou a escrever o filme. Ele afirma, também, que a experiência como ator contribuiu para a concepção da obra.

O ator, roteirista e diretor Adanilo (Divulgação)

“Castanho é meu primeiro filme de ficção. Já havia produzido obras experimentais, videoclipes, mas nesse formato, em que você tem uma equipe para pensar junto com você um trabalho artístico, é a primeira vez. Inevitavelmente trago muito da minha experiência como ator para a direção, mas também percebo a necessidade de contar histórias amazônicas, principalmente da influência do meu viver aqui”, disse Adanilo.

PUBLICIDADE

O filme marca a estreia de Adanilo como diretor de audiovisual. Além disso, ele já tem outras duas produções em andamento.

“É algo que sempre esteve atrelado a mim. Às vezes, o processo de se construir, produzir um filme, demanda tempo e custos. Não é simples de ser feito. Já tenho mais projetos na manga. Estou preparando o longa ‘Omágua Kambeba’ e a série ‘Compensa'”, afirmou.

Cartaz do filme ‘Castanho’ (Divulgação)

O filme foi contemplado com o edital Encontro das Artes, por meio da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. A realização é do Teatro Galeroso em Co-produção com a Oca Produções.

Concepção

A Cachoeira do Castanho é o lugar onde Maria (Sofia Sahakian), uma mulher argentina, convive com Dona Belém (Rosa Malagueta) e Cícero (Israel Castro), uma família que mora na comunidade. A partir de uma visão misteriosa do cotidiano, o filme acompanha a intimidade, o afeto, bem como o trabalho e a diversão dessas personagens.

“A Maria transita por momentos cotidianos dividindo a vida com o Cícero e a Belém, no trabalho, assim como também no tempo livre. Eles têm um vínculo e muito carinho misturado com um humor meio constrangedor onde sempre tentam enganar o outro falando questões supostamente sérias. Mas ela também tem seus momentos de solidão, de conviver com ela mesma e seu passado do qual nunca se fala”, diz a protagonista do filme, Sofia Sahakian.

Set de filmagem de ‘Castanho’ (Divulgação)

Castanho estreou, oficialmente, no Olhar do Norte em agosto deste ano, o Festival de Cinema da Amazônia. No mesmo mês, o filme também foi exibido no 34º Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Adanilo
Elenco: Sofia Sahakian, Rosa Malagueta e Israel Castro
Produção: Ítalo Almeida
Assistente de Direção e Co-direção: Victor Kaleb
Direção de Fotografia: Robert Coelho
Assistente de Fotografia: Naila Fernandes
Direção de Arte: Francisco Ricardo
Assistente de Arte e Produção: Camila Soares
Assistente de Produção: Amanda Magaiver
2ª Assistente de Produção: Mikaela Raícham
Som Direto: Heverson Batista
Montagem: Eduardo Resing
Color Grading: Bárbara Umbra
Mixagem de Som: Lucas Coelho
Preparação de Elenco: Isabela Catão
Maquinário: Evandro Repolho
Making of e Still: Cícero Benedito
Catering: Vanda Almeida e Marlene Silva
Motorista e Contra-Regra: Áureo Almeida
Realização: Teatro Galeroso e Ao Produções Artísticas
Co-Produção: Oca Produções
Apoio: Tucandeira Films

Leia mais: Ator amazonense celebra participação indígena em Cannes: ‘Não somos os estereótipos que pensam’
Editado por Jefferson Ramos
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.