Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
18 de abril de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – As celebrações da Igreja Católica na Semana Santa iniciaram hoje, 28, com a missa de “Domingo de Ramos”. Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, as procissões não serão realizadas e a capacidade máxima nos templos religiosos deve ser de no máximo 30% do total, conforme as exigências das medidas restritivas contra a Covid-19.

Na Catedral Metropolitana de Manaus, no Centro da capital, o arcebispo Dom Leonardo Steiner presidiu a missa de Ramos. Neste domingo, os fiéis foram orientados a levarem as tradicionais palhas à cerimônia, pois desta vez elas não serão distribuídas pela igreja. As missas no templo religioso ocorrem nos horários de 7h30, 10h e 18h.

Já na igreja de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, as celebrações ocorrem às 6h, 9h, 12h, 16h, 18h e 20h neste domingo. De acordo com o pároco Frei Paulo Xavier, durante a semana, as cerimônias continuarão nos horários de 6h e 18h.

“Começa hoje todo o ministério da Semana Santa nas igrejas católicas do mundo inteiro. Este ano, temos a questão da pandemia e as medidas sanitárias exigidas para evitar o contágio dela, como o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social que precisa ser mantido”, explicou.

Para a aposentada Maria Ataíde de Carvalho, de 52 anos, devota de São Francisco há 30 anos, a semana é o momento de renovar a fé em Deus e compartilhar o amor dele com os féis. “É uma semana muito importante para mim. Vim do Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus, só para acompanhar a missa do Domingo de Ramos. Estamos em um momento difícil, mas precisamos ter fé em Deus e por isso eu vim”, destacou.

Maria Ataíde e o neto foram acompanhar a missa do Domingo de Ramos na igreja de São Sebastião (Bruno Pacheco/Da Revista Cenarium)

Edição: Alessandra Leite