Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
25 de julho de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml
Andréa Vieira – Da Revista Cenarium

MANAUS – A AGÊNCIA CENARIUM, geradora de conteúdo da REVISTA CENARIUM, firmou uma parceria técnica com a Organização Não Governamental (ONG) 1Day Sooner Brazil, sediada em São Paulo, para analisar as estatísticas sobre o sistema de imunização da Covid-19 em todo o País. A avaliação, que começa neste mês de julho, será transcrita em forma de matéria jornalística semanalmente.

Com sede em outros países, a 1Day Sooner no Brasil é administrada por Eduardo Amaral. “Nascemos na pandemia motivados a representar interessados em participar dos estudos para testes de Desafio Humano (ou Human Challenge Trial – HCT) em agilizar o desenvolvimento do maior número possível de vacinas eficientes contra o novo coronavírus, vírus transmissor da Covid-19”, explicou Amaral.

Ele destacou que a organização ficou conhecida em abril de 2020 por postular pelos voluntários em estudos médicos de amplo impacto humano. “Buscamos qualificar os integrantes dessa pesquisa, para que sejam valorizados tanto quanto os cientistas que os estudam e, assim, avançar no conhecimento científico pela saúde mundial”.

Representantes da 1Day Sooner Brasil em reunião sobre parceria com a diretora da CENARIUM, Paula Litaiff (Reprodução)

A 1Day, disse Eduardo Amaral, tem três principais áreas de atuação, como pesquisas para contribuir com a ciência e a saúde pública; organização de síntese de antigos e atuais voluntários aos estudos de alto impacto; luta por melhores diretrizes junto aos tomadores de decisão, que são gestores públicos.

“Entendemos que a principal missão da Sooner é contribuir com o coletivo no sistema de imunização, no sentido de fazer com que melhores decisões sejam tomadas no que diz respeito à vacinação contra a Covid-19”, ponderou o representante da ONG.

Os ‘não vacinados’

Como exemplo, Eduardo Amaral citou a corrida para ultrapassar faixas etárias no sistema de imunização contra o novo coronavírus. “Observamos uma publicidade intensa de gestores para dizer que, agora, estão em idades de pessoas mais novas, mas não explicam porque está sobrando vacina para essas faixas etárias. Os mais velhos não querem se vacinar?”, observou.

Com esse olhar mais crítico sobre a imunização da Covid-19, a REVISTA CENARIUM pretende, a partir deste mês, criar a rotina de produção de conteúdo sobre a vacinação contra o novo coronavírus, que está sob administração dos municípios.

“A ideia é ir além dos números passados pelas prefeituras e analisar questões específicas não esclarecidas, como apontado pelo Eduardo (Amaral) da 1Day Sooner sobre a falta de informações de pessoas com mais idade que não foram alcançadas”, concluiu a diretora-executiva da CENARIUM, jornalista Paula Litaiff. 

Saiba mais sobre a 1Day Sooner