‘Não podemos mais terminar o ensino médio sem perspectiva de emprego’, aponta candidato a deputado estadual no AM Gedeão Amorim

Esta é a primeira vez que Gedeão Amorim entra na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) (Diego Sampaio/CENARIUM)
Karol Rocha e Arthur Coelho – Da Revista Cenarium

MANAUS – Ponto nevrálgico da política nacional de geração de renda, a educação profissionalizante foi um dos temas abordados com o candidato a deputado estadual pelo Avante no Amazonas, o ex-secretário de Educação do Estado e filósofo Gedeão Amorim, no Programa Cenarium Entrevista desta semana, do Canal Cenarium Amazônia, com a apresentadora e jornalista Priscilla Peixoto. Durante a entrevista, Gedeão fez um retrospecto de sua trajetória pública de mais de 30 anos e analisou os cenários político e econômico.

O candidato a deputado estadual Gedeão Amorim e a jornalista Priscilla Peixoto (Diego Sampaio/CENARIUM)

Formado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em Antropologia Amazônica, e mestre em Administração, na área de Políticas e Gestão Institucional, o candidato vai disputar pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

“Eu preferi me candidatar e, se possível, ser eleito como deputado estadual, porque eu acho que tenho muito a contribuir com a educação, em primeiro lugar. Nós precisamos atualizar a educação do Estado do Amazonas, não é mais possível a gente terminar o ensino médio e não se ter uma formação tecnológica”, destacou Gedeão Amorim.

PUBLICIDADE
Gedeão Amorim com lideranças da União Brasileira, na Conferência Estadual de Educação (Reprodução/Redes Sociais)

O candidato foi secretário de Educação do Amazonas (Seduc) de 2005 a 2012, período em que implantou o inédito Sistema de Gestão Educacional e do Centro de Mídias da Educação, que possibilitou jovens das comunidades mais remotas cursarem o ensino médio em sua própria comunidade. Este programa veiculado por satélites constituiu um case mundial, reconhecido e premiado nacional e internacionalmente.

Gedeão Amorim foi responsável pela implantação das Escolas de Tempo integral, os Cetis, reconhecidos, até hoje, como instituições de excelência de ensino e motivo de disputa de vagas entre os pais de alunos. “Na Assembleia Legislativa, quero contribuir com emendas parlamentares para ampliar essa estrutura de ensino que deu certo no Amazonas”, disse Gedeão.

Populações indígenas

No programa Cenarium Entrevista, o candidato levantou o debate sobre o tratamento junto às populações indígenas. Gedeão ficou à frente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) entre os anos de 2013 e 2014, onde desenvolveu trabalhos como a ampliação da Casa da Saúde do Índio (Casai) Manaus e foi responsável pela reestruturação de saneamento básico em 51 dos 62 municípios do Amazonas.

“O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Manaus abrange 19 municípios e cuida, exclusivamente, da saúde indígena. Há quadros patológicos que não dá para resolver no interior e tem que vir para Manaus. Nós resolvemos trabalhar um projeto e ampliamos a casa para comportar e acolher os indígenas do interior”, apontou o candidato.

Quando vereador de Manaus (2017-2020), o candidato apresentou, na Câmara Municipal de Manaus, em 2019, uma moção de apoio ao movimento indígena, em favor da manutenção da Secretaria Especial de Saúde Indígena e foi contrário a não municipalização de saúde indígena no Brasil.

Gedeão Amorim é responsável pela criação da Casa da Saúde do Índio, localizada na AM-010, em Manaus (Divulgação)

“Eu penso que um dirigente público, no Amazonas, não dá para deixar de cuidar das populações indígenas sem a municipalização. Quando fui secretário estadual de Educação, trabalhamos em parceria com as prefeituras do interior e observamos a importância de se segmentar. Por isso, criamos uma gerência de educação indígena e um conselho de educação indígena”, relembrou Gedeão.

Tecnologia e Educação

Uma das propostas do candidato a deputado estadual do Avante, idealizador do Centro de Mídias da Seduc, é atualizar a educação incrementando a tecnologia. “Criança não vê novela em televisão, criança vê jogos lógicos nos celulares dos pais. Eles chegam na escola desprovidos dessas ferramentas, eles estão impactados com o atraso da escola. Nós precisamos atualizar essas ferramentas de desenvolvimento educacional para essas crianças todas”, completou.

Gedeão Amorim e o atleta Marcelo Negrão, no Centro de Mídias do Estado (Reprodução/Redes Sociais)

Habitação e Infraestrutura

Outros temas da entrevista que o político firmou compromisso foram habitação e infraestrutura. “Eu tenho compromisso com o desenvolvimento do Estado. Eu acho que tem duas coisas fundamentais para a gente cuidar: a questão da habitação é uma coisa para a gente resolver de imediato e, depois disso, o Estado tem condições infraestruturais. Um Estado do tamanho do nosso poderia se comunicar por estradas”, propôs Gedeão Amorim.

Mudança de Partido

Gedeão Amorim se desvinculou do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em fevereiro deste ano, para se filiar ao Avante, sigla do prefeito de Manaus, David Almeida. O candidato ficou 12 anos na legenda. O professor relembrou, durante a entrevista, da vez que não conseguiu se reeleger a deputado federal e atribuiu a perda ao antigo partido.

“No MDB, eu fui campeão de votos, mas o partido estava tão desprestigiado que a gente não conseguia um coeficiente o bastante, portanto, não conseguimos a eleição, fiquei de fora e fiquei muito decepcionado. Até pensei que eu não fosse mais estar na política, mas com a experiência que eu tenho, eu me encorajei e o David, atual prefeito e velho amigo, me convidou a filiar-se ao seu partido”, afirmou.

Zona Franca

Gedeão Amorim também abordou sobre a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM). Para ele, o modelo continua sendo a principal matriz econômica do Estado, mas que é necessário pensar em outras matrizes econômicas.

“Eu vi essa cidade toda crescendo a esse ponto por causa da Zona Franca de Manaus. A cidade tornou-se um parque industrial e atraiu gente de vários Estados. […] eu penso que nós precisamos fortalecer outras iniciativas. Mas nós temos a compreensão de que não se pode intervir sobre a Amazônia que não seja com orientação científica”, destacou.

Estudos amazônicos

Gedeão é especialista em Antropologia Amazônica pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas e mestre em Administração, área de concentração em Políticas e Gestão Institucional pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Enquanto gestor da Educação, na esfera estadual e federal, criou o “Programa Especial de Formação Docente” (PEFD-Ufam). Em 2011, recebeu da Assembleia Legislativa do Estado o título de Cidadão do Amazonas.

Nos anos de 2015-2019, Amorim se licenciou como suplente do mandato de deputado federal para assumir o cargo de secretário de Estado de Educação do Amazonas, em outubro de 2018. Reassumiu como suplente em 31 de dezembro de 2018.

Em 2020, durante sua passagem pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), Gedeão Amorim chegou a ser o vereador que mais apresentou propostas, tendo sempre como principal bandeira a educação.

Assista aqui o conteúdo completo do programa Cenarium Entrevista

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.