Cheia atinge mais de cinco mil pessoas em Boca do Acre, no interior do AM


22 de fevereiro de 2021
Cheia atinge mais de cinco mil pessoas em Boca do Acre, no interior do AM
O município amazonense enfrenta as cheias dos rios Acre e Purus.(Reprodução/@f_renzom)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A cheia dos rios que atinge o Estado do Acre já deixou milhares de famílias desabrigadas e chegou ao interior amazonense. Por essa razão, Boca do Acre, município localizado no extremo Sul do Estado, decretou na última sexta-feira, 19, situação de emergência. Com isso, estimativas apontam que 5.481 pessoas já foram atingidas pela subida dos rios.

Segundo a prefeitura municipal de Boca do Acre, ao todo são 1.393 famílias da região afetadas pela enchente do rio Acre e Purus. Considerando a população da Zona Rural, são cerca de 1.800 famílias atingidas. Por esse motivo, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou no sábado, 20, um Procedimento Administrativo para fiscalizar as ações no local.

Veja também: Cheia dos rios no Acre já deixou mais de 130 mil pessoas atingidas na capital e no interior

Além das enchentes, Boca do Acre sofre os impactos da Covid-19. (Divulgação/Prefeitura)

Boca do Acre possui uma população estimada em 34 mil pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade fica a 144.80 quilômetros de Rio Branco, sendo um dos municípios mais atingidos pela Covid-19 no Amazonas, com 2.252 infectados e 19 óbitos pelo doença. Desde a semana passada, os transtornos com as enchentes se agravaram.

Famílias

Somente no Bairro do Gado, o maior do município, são 417 famílias atingidas, compostas por 1.669 pessoas. A cheia também prejudica ainda 322 famílias e 1.352 moradores do bairro Macaxeiral. Confira abaixo um quadro de dados atualizados sobre os bairros afetados pela enchente:

Os rios transbordaram e alagaram várias ruas da cidade. No sábado, 20, a cota de transbordamento dos rios Acre e Purus (19 metros) foi superada e atingiu 19,60 metros. O nível de transbordamento total é de 20 metros, segundo dados da Defesa Civil Municipal.

Quadro de atualização sobre a situação de emergência causada pela enchente. (Reprodução/Internet)

Por meio das redes sociais, o prefeito Zeca Cruz (PP) afirma que instalou uma força-tarefa para ajudar moradores desabrigados. “Sabemos que esse é um momento muito difícil pela qual nosso município está passando. No entanto, com a ajuda de Deus, iremos passar por esse momento com muita garra e agradecendo a Deus por estar conosco”, salientou

Ajuda

Além disso, o município implantou uma medida emergencial para auxiliar as pessoas em caso de precisarem de atendimento médico. O S.O.S Emergência, que está disponível a partir desta segunda-feira, 22, segundo a prefeitura de Boca do Acre. O número para contato é (97) 98117-0777.

Diante da situação, o Ministério Público e a Polícia Militar abriram uma campanha de arrecadação de alimentos e produtos de limpeza para serem doados à população atingida. De acordo com o MP-AM, os donativos estão sendo recebidos na sede do MP, em Boca do Acre, e no quartel da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.