Menina negra é chamada de ‘macaca’ e cabelo ‘bombril’ em escola no interior de São Paulo

Leonardo Moreira – Da Revista Cenarium*

MANAUS (AM) – Uma menina negra de 12 anos foi alvo de agressões e xingamentos na escola municipal em Novo Horizonte, São Paulo. A mãe da estudante denunciou que os alunos jogaram terra e fezes de gato no uniforme da menina e a insultaram de “macaca”, “cabelo de bombril” e “capacete de astronauta”.

Relatos indicam que a menina foi jogada ao chão e pisoteada pelos colegas. A mãe buscou uma medida protetiva para a filha, que foi concedida pela Justiça.

A advogada da família explicou que os agressores foram proibidos de se aproximar da vítima e devem manter uma distância específica dela, tanto dentro quanto fora da escola. Caso descumpram essa medida, podem ser encaminhados para a Fundação Casa. A menina, em seu depoimento, relatou que não foi a primeira vez que sofreu agressões devido à cor da pele.

PUBLICIDADE

A escola negou que o ocorrido tenha sido um caso de racismo e afirmou que está apurando os fatos com documentos e testemunhas. A Polícia Civil está conduzindo a investigação para esclarecer o evento e tomar as medidas necessárias de acordo com a legislação vigente.

Leia mais: Racismo: universitárias sofrem injúria racial durante trote em Minas Gerais
(*) Com informações do G1
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.