Coletivo antirracista celebra Dia da Consciência Negra no AM com série de atividades

No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o Show "Até o Tucupi de Negritude" é vitrine para mostrar a produção artística negra amazonens (Divulgação)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – A União de Negros pela Igualdade (Unegro) de Manaus realiza neste domingo, 20, uma série de atividades em celebração do Dia da Consciência Negra. O primeiro encontro, no dia 20 de outubro, aconteceu no Quilombo de São Benedito, na praça 14, com uma roda de conversa com vozes antirracistas. E neste fim de semana, a entidade realiza a aula pública “Resistência Negra em Manaus” e o show coletivo “Até o Tucupi de Negritude”, ambas as atividades no Teatro Amazonas.

A Unegro é uma entidade de expressão nacional, fundada em 14 de julho de 1988, e tem em sua direção municipal a ativista Michelle Andrews. “Ao longo de todo o mês de novembro, promovemos atividades que celebram a luta, a resistência e também a memória do ativismo negro em Manaus, e também participamos de espaços que abriram suas portas para dialogar sobre o tema. Lamentamos que a pauta da negritude só tenha visibilidade no mês de novembro, mas estamos batalhando para que isso mude nos próximos anos”, avalia Michelle Andrews.

Sísi Rolim será uma das atrações da celebração do Dia da Consciência Negra (Divulgação)

Com histórico de realização de eventos para celebração dessa data, o Coletivo Difusão é uma das organizações que está à frente, em conjunto com a Unegro. Além do Difusão e da Unegro, a União da Juventude Socialista (UJS) também faz parte da realização dos eventos. A aula pública “Resistência Negra em Manaus” será mediada pelo professor de história Christopher Rocha, presidente da UJS-Amazonas, e pretende ser uma roda de conversa descontraída visando aproximar o público presente da história da negritude manauara.

PUBLICIDADE
O rap amazonense será representado pela dupla Lary Go & Strela (Divulgação)

No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o Show “Até o Tucupi de Negritude” é vitrine para mostrar a produção artística negra amazonense, refletindo suas vivências de combate ao racismo nas suas produções culturais. O show tem como atrações Dacota, Lary Go & Strela e Convidados e Sísi Rolim.

SERVIÇO

EVENTO: Aula Pública: Resistência Negra em Manaus

LOCAL: Hall do Teatro Amazonas.

DATA: 20/11/2022.

HORÁRIO: 18h às 19h

ACESSO: gratuito.

CLASSIFICAÇÃO: livre.

LOCAL: Teatro Amazonas.

EVENTO: Show Até o Tucupi de Negritude

DATA: 20/11/2022.

HORÁRIO: 20h às 22h

ACESSO: gratuito.

CLASSIFICAÇÃO: livre.

(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.