Com apenas 7% de cobertura vacinal completa, Maranhão anuncia prêmio para incentivar segunda dose

A indígena Fabiana Guajajara é vacinada contra a Covid-19 (Nael Reis)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), informou nessa quarta-feira, 16, que tem planos de premiar quem tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no Estado. Em entrevista a um veículo de comunicação nacional, o governador afirmou que o motivo é incentivar mais a adesão da população para fechar o ciclo completo de vacinação, o que só é possível após a segunda dose.

Apesar de ser o segundo Estado da Amazônia Legal Brasileira que mais aplicou doses dos imunizantes, com 2.375.021 doses aplicadas, o Maranhão tem apenas cerca de 7% da população vacinada com a segunda dose, de acordo com levantamento feito nesta quinta-feira, 17. Estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que o Estado nordestino tem 7.114.598 habitantes.

Flávio Dino detalhou que a premiação será feita por um sorteio, com valores que podem chegar até R$ 10 mil. Após tomar a segunda dose, o vacinado deverá receber um número que será cadastrado no sistema do Ministério da Saúde e servirá como controle da premiação. Os primeiros sorteios devem ser realizados a partir da próxima semana.

PUBLICIDADE

“Eu estou editando um decreto criando uma espécie de premiação para a segunda dose, uma espécie de lembrete, uma animação. E ao mesmo tempo, você socialmente vai fazer uma corrente positiva a favor da vacina, tendo em vista essas mensagens contraditórias, que o presidente da República sobretudo reitera, veja que até hoje ele não se vacinou. E tudo isso parece ser necessário”, explicou, alfinetando ainda o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

100% vacinados

Ainda nessa quarta-feira, pelas redes sociais, o governador anunciou que o município de Alcântara, na Região Metropolitana de São Luís, chegou a 100% da população acima de 18 anos vacinada.

No entanto, Alcântara tem apenas 22 mil habitantes, segundo o IBGE, e de acordo com o Vacinômetro do Governo do Maranhão, atualizado às 16h40 de quarta-feira, apenas 12.948 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.680 com a segunda.

Anúncio do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), sobre a vacinação em Alcântara (Reprodução/Instagram)

Mutirão

O Maranhão tem realizado uma série de ações para acelerar a imunização da população contra a Covid-19. No último fim de semana, no último “Arraial da Vacinação” realizado no Estado, 9.923 pessoas se vacinaram apenas na Grande Ilha de São Luís, formada por São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Em Timon, município a 450 quilômetros de São Luís e que também recebeu o mutirão, foram aplicadas 6.408 doses em 10 horas de vacinação. Foram vacinadas pessoas a partir de 29 anos.

Um dos Arraiais da Vacinação foi realizado em Açailândia (Divulgação/Governo do Maranhão)

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.