Com Celso Sabino no Turismo, Pará passa a ter três ministros no governo Lula
07 de julho de 2023

Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium
BELÉM (PA) – O deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) vai assumir o cargo de ministro do Turismo, substituindo Daniela Carneiro, conforme confirmado pelo Palácio do Planalto nessa quinta-feira, 6. Com a mudança, o Pará passa a ter três ministros no Governo Lula (PT): contando com Jader Filho (MDB-PA), que comanda o Ministério das Cidades; e o ex-governador do Amapá Waldez Góes (PDT-AP), que nasceu em Garupá, no Pará, no comando do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Nascido em Belém (PA), Celso Sabino, de 44 anos, é advogado, administrador, auditor fiscal e está em seu segundo mandato como deputado federal pelo Pará. Ele já foi filiado a cinco partidos políticos diferentes ao longo de sua carreira na política. Nas últimas eleições, declarou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Sabino tem uma trajetória política marcada por algumas polêmicas. Em 2021, ele anunciou sua saída do PSDB após atritos com alas do partido. Enquanto líderes próximos ao ex-governador de São Paulo, João Doria, apoiavam Baleia Rossi para a Presidência da Câmara, Sabino endossou o apoio a Arthur Lira, o que resultou em desgastes e até mesmo na abertura de um processo de expulsão do deputado, que decidiu deixar o partido por conta própria.
Além disso, Sabino esteve envolvido em uma polêmica, em 2014, quando sua ex-mulher registrou um boletim de ocorrência acusando-o de “perturbação de tranquilidade”, levando o caso a ser analisado no âmbito da violência doméstica com base na Lei Maria da Penha. A defesa do parlamentar nega todas as acusações feitas contra ele.
Substituição é estratégica
A substituição de Daniela Carneiro por Sabino tem o objetivo ampliar o apoio na aprovação de projetos de interesse do governo federal, sendo a segunda troca de ministros do Planalto, após a substituição no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O anúncio da troca ministerial do Turismo ocorreu no mesmo dia em que a Câmara votava a Reforma Tributária.
Em nota, Padilha agradeceu a participação de Daniela Carneiro no governo até o momento e esclareceu a necessidade da mudança. “Hoje [6], o presidente Lula e eu recebemos, no Palácio do Planalto, a minha colega Daniela Carneiro, acompanhada do prefeito Waguinho. Na conversa, pudemos esclarecer as questões partidárias que motivam a troca no Ministério do Turismo, e a ministra demonstrou sua compreensão com a decisão do governo“, esclareceu.
Leia também: Ministra do Turismo deve entregar carta de demissão nesta quinta-feira
Para o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), a substituição pelo paraense deve fortalecer o Estado. Ele manifestou apoio à indicação do deputado para o Ministério do Turismo no dia 17 de junho, durante o evento que oficializou a cidade de Belém (PA) como sede da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, a COP 30.
“Se o Pará tiver mais um ministro, nós não vamos achar ruim, porque isso fortalece o nosso Estado. Portanto, caso a sua decisão seja essa, o Celso [Sabino] representará todos nós junto com o ministro Jader [Filho] para que o Pará possa estar fortalecido”, disse o governador ao presidente Lula na ocasião.