Com Celso Sabino no Turismo, Pará passa a ter três ministros no governo Lula

Celso Sabino é deputado federal do Pará pelo União Brasil (Câmara dos Deputados)
Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium

BELÉM (PA) – O deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) vai assumir o cargo de ministro do Turismo, substituindo Daniela Carneiro, conforme confirmado pelo Palácio do Planalto nessa quinta-feira, 6. Com a mudança, o Pará passa a ter três ministros no Governo Lula (PT): contando com Jader Filho (MDB-PA), que comanda o Ministério das Cidades; e o ex-governador do Amapá Waldez Góes (PDT-AP), que nasceu em Garupá, no Pará, no comando do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Nascido em Belém (PA), Celso Sabino, de 44 anos, é advogado, administrador, auditor fiscal e está em seu segundo mandato como deputado federal pelo Pará. Ele já foi filiado a cinco partidos políticos diferentes ao longo de sua carreira na política. Nas últimas eleições, declarou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro ao lado de Sabino em viagem para o Pará (Reprodução)

Sabino tem uma trajetória política marcada por algumas polêmicas. Em 2021, ele anunciou sua saída do PSDB após atritos com alas do partido. Enquanto líderes próximos ao ex-governador de São Paulo, João Doria, apoiavam Baleia Rossi para a Presidência da Câmara, Sabino endossou o apoio a Arthur Lira, o que resultou em desgastes e até mesmo na abertura de um processo de expulsão do deputado, que decidiu deixar o partido por conta própria.

PUBLICIDADE

Além disso, Sabino esteve envolvido em uma polêmica, em 2014, quando sua ex-mulher registrou um boletim de ocorrência acusando-o de “perturbação de tranquilidade”, levando o caso a ser analisado no âmbito da violência doméstica com base na Lei Maria da Penha. A defesa do parlamentar nega todas as acusações feitas contra ele.

Substituição é estratégica

A substituição de Daniela Carneiro por Sabino tem o objetivo ampliar o apoio na aprovação de projetos de interesse do governo federal, sendo a segunda troca de ministros do Planalto, após a substituição no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O anúncio da troca ministerial do Turismo ocorreu no mesmo dia em que a Câmara votava a Reforma Tributária.

Em nota, Padilha agradeceu a participação de Daniela Carneiro no governo até o momento e esclareceu a necessidade da mudança. “Hoje [6], o presidente Lula e eu recebemos, no Palácio do Planalto, a minha colega Daniela Carneiro, acompanhada do prefeito Waguinho. Na conversa, pudemos esclarecer as questões partidárias que motivam a troca no Ministério do Turismo, e a ministra demonstrou sua compreensão com a decisão do governo“, esclareceu.

Leia também: Ministra do Turismo deve entregar carta de demissão nesta quinta-feira

Para o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), a substituição pelo paraense deve fortalecer o Estado. Ele manifestou apoio à indicação do deputado para o Ministério do Turismo no dia 17 de junho, durante o evento que oficializou a cidade de Belém (PA) como sede da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, a COP 30.

“Se o Pará tiver mais um ministro, nós não vamos achar ruim, porque isso fortalece o nosso Estado. Portanto, caso a sua decisão seja essa, o Celso [Sabino] representará todos nós junto com o ministro Jader [Filho] para que o Pará possa estar fortalecido”, disse o governador ao presidente Lula na ocasião.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.