Com mais de 21 mil indígenas, Rondônia tem 30 comunidades originárias; saiba quais são

Rondônia tem 21.153 pessoas indígenas, o que representa 1,25% da população total do País (Divulgação/Governo Federal)
Daniela Castelo Branco – Da Revista Cenarium Amazônia

PORTO VELHO (RO) – Dados do último Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em agosto desse ano, apontaram que Rondônia tem 21.153 pessoas indígenas, o que representa 1,25% da população total do País e 1,34% em relação à quantidade populacional do Estado.

Apesar de muitos indígenas migrarem nos últimos anos para as áreas urbanas, os dados apresentados pelo IBGE mostraram que 54,54% dos indígenas continuam vivendo em Terras Indígenas. Atualmente, cerca de quase 30 comunidades indígenas estão localizadas em território rondoniense, são eles:

Aikanã, Akuntsu, Amondawa, Apurinã, Arikapú, Aruá, Cinta Larga, Djeoromitixí, Guarasugwe, Ikolen, Kanoê, Karipuna de Rondônia, Karitiana, Karo, Kassupá, Kaxarari, Kujubim, kwazá, Makurap, Migueleno, Nambikwara, Oro Win, Puruborá, SukurabiatSurui Paíter, Tupari, Uru-Eu-Wau-Wau, Wajuru e Wari.

PUBLICIDADE

Historicamente, é sabido que os nativos americanos começaram a habitar o atual território de Rondônia há milhares de anos, como indicam estudos arqueológicos. Segundo o Tratado de Tordesilhas, esse território pertenceria à Espanha, mas sua exploração só começou no século 18.

Em quais municípios os povos indígenas estão?

De acordo com o Censo 2022 do IBGE, todas as 52 cidades de Rondônia registraram presença da população indígena. Dentre todos esses municípios, cinco concentram a maior parte das pessoas indígenas do Estado. Guajará-Mirim é o município que apresentou o número maior de população indígena, com 5.482 povos vivendo nele, representando 13,92%, seguido por Porto Velho com 4.112 pessoas, Cacoal com 1.688, Ji-Paraná apresentou 1.573 indivíduos indígenas e por último Vilhena, com 1.225.

Brasil

O Censo Demográfico do IBGE de 2022 mostrou que o Brasil tem 1,7 milhão de pessoas indígenas, o que representa 0,83% da população total do País. A região Norte concentra 45% dos indígenas brasileiros, com grande destaque para o Estado do Amazonas – que, sozinho, tem 490,9 mil indígenas, ou 29% do total.

O Nordeste do País vem seguida, com 31% dos indígenas, tendo a Bahia como o segundo Estado com mais indígenas do País, com 229,1 mil pessoas.

O Censo também apontou que apesar dessa grande concentração, no Estado de Rondônia, há indígenas em todas as regiões e em todos os Estados brasileiros.

Os dados apontaram ainda que das 5.570 cidades do País, 4.832 têm moradores indígenas (86,8%), no entanto, a maioria da população tradicional (63%) vive fora das 573 terras oficialmente demarcadas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas que cuida dessa questão.

Na Amazônia Legal, formada pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso, foram contabilizadas 867.919 indígenas nos municípios, o que representa 51,25% do total da população originária que residente no Brasil.

Leia também:

População indígena do Brasil cresce 84% em relação ao último Censo do IBGE

Censo: 26,8 mil indígenas Yanomami foram recenseados no AM e RR

Edição: Eduardo Figueiredo

Revisão: Gustavo Gilona

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.