Congresso de Esoterismo na Amazônia evidencia diversidade da prática na região

Músico participa do 2° Congresso Brasileiro de Esoterismo na Amazônia (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Com o objetivo de mostrar como a região amazônica é rica em possibilidades de se praticar o esoterismo, Manaus, capital do Amazonas, recebeu nesta sexta-feira, 19, a primeira parte do 2° Congresso Brasileiro de Esoterismo na Amazônia. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e apresentou aos convidados saberes diversos da prática esotérica, como a ayahuasca, os rituais e as ervas da região.

O esoterismo é conceituado como um conjunto de conhecimentos ligados à religião e à filosofia e mantidos por pessoas que os transmitem de geração em geração. O coordenador do congresso e presidente da Legião da Magia Amazonas, Lucius Gonçalves, explica que o objetivo do evento é prospectar, divulgar e difundir o turismo esotérico na Amazônia, região com muita diversidade de religiões e culturas.

Nós estamos no grande centro de energia que é a Amazônia, e aqui nós conseguimos reunir diversas manifestações religiosas e de fé, e trazemos também palestrantes do Brasil inteiro para oferecer essas palestras, gratuitamente, às pessoas que desejam esse conhecimento“, detalha. “Nós estamos em meio à mitologia indígena, às crenças de matriz africana e, principalmente, todas as vertentes religiosas que chegam aqui na Amazônia e, com isso, há uma mescla total“, ressalta Lucius Gonçalves.

PUBLICIDADE
Lucius Gonçalves é o coordenador do 2° Congresso Brasileiro de Esoterismo na Amazônia (Ricardo Oliveira/19.jan.2023/Revista Cenarium)
Saberes

A primeira etapa do congresso contou com a participação de cinco palestrantes, dos quais três foram presenciais e dois por videoconferência. A terapeuta holística e oraculista Rosa Rocha falou sobre “Os Mestres Ascensionados e suas manifestações na Amazônia“.

A Grande Fraternidade Branca Universal foi o que me impulsionou para as terapias, para ser terapeuta holística. Conheci primeiro os Mestres Ascensionados, o que influenciou muito no nosso trabalho. Lá no nosso espaço, a gente também trabalha a Umbandã, que é o conjunto das leis divinas que vem por meio dos mestres ascensionados. Eles são um governo que faz parte do Projeto Terra, isso vem lá do alto, é divino“, explicou a palestrante.

A terapeuta holística Rosa Rocha (Ricardo Oliveira/19.jan.2023/Revista Cenarium)

A terapeuta holística Nailah Ethene compartilhou os saberes sobre rituais e ervas da Amazônia. Ela, que é adepta da religião Wicca, destacou as relações entre as duas práticas esotéricas.

Assim como na minha prática religiosa, e fazendo o sincretismo para essa parte amazônica, há a sazonalidade, o culto aos deuses amazônicos e às ervas que a gente usa no dia a dia dentro dos rituais. Quais são as ervas mais usadas, para que serve, qual o seu propósito mágico, e mostrar um pouco de como se coloca também nos rituais que são indígenas, da nossa região, dentro do nosso dia a dia como um todo“, acrescentou a terapeuta holística.

Nailah Ethene compartilhou os saberes sobre rituais e ervas da Amazônia (Ricardo Oliveira/19.jan.2023/Revista Cenarium)

Por fim, a dirigente da Fraternidade Centro de Estudos Universais de São Francisco, Carolina Basso, apresentou “A Ayauasca e a Sabedoria da Floresta“, destacando que há um cuidado em se tratar sobre a bebida sagrada, originada a partir de conhecimentos de povos originários.

“Dentro do nosso contexto, nós nos referimos a essa bebida como vegetal, daime e yagé. Vários nomes são designados para ela. E temos muito cuidado de saber que, dentro desse lugar, nós temos quem veio antes, que são os povos originários. Nós servimos ao vegetal, então, eu me coloco como uma pessoa disponível, que traz essa sabedoria da floresta; lembrando que o termo sabedoria vem de excelência mental naquilo que é feito”, explicou Carolina Basso.

A dirigente da Fraternidade Centro de Estudos Universais de São Francisco Carolina Basso (Ricardo Oliveira/19.jan.2023/Revista Cenarium)
Continuação

A segunda parte do evento está prevista para ser realizada no dia 23 de março, no Palácio Rio Negro, Avenida 7 de Setembro, bairro Centro, Zona Sul de Manaus. Mais informações sobre como participar do evento podem ser adquiridas no telefone (92) 98414-3136 ou nas páginas do Instagram @legiaodamagiaamazonas e @congressoesoterico.

Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.