Reportagem da CENARIUM sobre desafios da COP30 repercute em canais de notícias internacionais

Os veículos de imprensa 'The Ecologist' e 'The Canary' repercutiram reportagem da CENARIUM sobre os desafios da COP30 em Belém, capital do Pará (Composição de Paulo Dutra/Revista Cenarium)
De Carol Veras – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – A reportagem ‘Lixo: condutor de mazela e fonte de sobrevivência na sede da COP30‘, capa da edição de março deste ano da REVISTA CENARIUM, e que também virou documentário, ganhou destaque em canais internacionais. A produção trata dos desafios sobre o descarte de resíduos sólidos em Belém, capital do Pará e sede da COP30 em 2025.

Com o título Os Desafios Ambientais de Belém: Uma Análise da Cidade Anfitriã da COP30, o veículo de imprensa independente “The Canary“, na Inglaterra, usou a produção como referência para abordar problemas como deficiência no saneamento, alta incidência de criminalidade, serviço inadequado da coleta de lixo e presença significativa de pessoas em situação de rua na capital paraense.

“Diversos artigos publicados pela Revista Cenarium destacam questões que impactam Belém e seus bairros. Incluem serviços inadequados de coleta de lixo e os desafios que cercam os aterros de Marituba e Aurá, que servem como locais de destinação de resíduos gerados na região metropolitana”, diz trecho do artigo.

PUBLICIDADE
Artigo “Os Desafios Ambientais de Belém: Uma Análise da Cidade Anfitriã da COP30” (Reprodução/The Canary)

Em abril, o ‘The Ecologist’, na Inglaterra, citou a reportagem da CENARIUM na publicação “Belém: Destaque na Cidade-Sede da COP30”, com foco em uma série de questões urgentes enfrentadas por Belém à medida que a capital paraense se prepara para sediar a COP30, além de levantar questionamentos sobre capacidade da cidade em liderar a conferência.

“No dia 5 de fevereiro, a Revista Cenarium divulgou matéria expondo detalhes inquietantes das operações ilícitas de mineração ocorridas no estado do Pará. Com base em dados fornecidos por órgãos governamentais, organizações ambientais e em um processo civil conduzido pelo Ministério Público Federal, foi revelado que mais de 2.000 garimpeiros atuaram em 100 locais de extração de ouro”, diz o veículo de imprensa sobre a mineração como um dos problemas enfrentados pelo Estado.

A reportagem “Belém: Destaque na Cidade-Sede da COP30” foi publicada no “The Ecologist” (Reprodução/The Ecologist)
Autora

A autora das publicações é Monica Piccinini, jornalista, escritora sobre questões ambientais, de saúde e direitos humanos. Ela contribuiu com artigos para um jornal britânico independente, o Byline Times, abordando a pandemia, o uso de pesticidas e a Amazônia no Brasil.

Leia a edição de março da REVISTA CENARIUM:
Leia mais: Lixo: condutor de mazela e fonte de sobrevivência na sede da COP30
Editado por Adrisa De Góes
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.