CPMI do 8 de Janeiro vai ouvir fotógrafo que registrou atos antidemocráticos

Invasão do Congresso em 8 de janeiro de 2023 (Reprodução/Valor Econômico)
Da Revista Cenarium Amazônia*

BRASÍLIA (BSB) – O fotógrafo Adriano Machado, da agência Reuters, será ouvido na próxima terça-feira, 15, pela CPMI do 8 de Janeiro. Ele participou da cobertura dos atos antidemocráticos. Parlamentares da CPMI pediram a convocação dele afirmando que Machado foi filmado confraternizando com manifestantes. A reunião está marcada para 9h, na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho.

A oitiva de Adriano Machado foi pedida em nove requerimentos aprovados pela CPMI (29/2023, 97/2023, 142/2023, 246/2023, 297/2023, 305/2023, 976/2023, 992/2023, 1197/2023). Entre os autores estão os senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), Marcos do Val (Podemos-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES).

Audiência da CPMI do dia 8 de agosto (Geraldo Magela/Agência Senado)

De acordo com o senador Girão, Machado teve sua imagem registrada em vídeo divulgado pela rede CNN, gravado no dia dos ataques aos prédios do Congresso, STF e Palácio do Planalto. “Neste vídeo, ele aparece em companhia de manifestantes fazendo fotos flagrantemente planejadas e coreografadas, no interior do Palácio do Planalto, demonstrando familiaridade com aqueles que se encontravam no ambiente, além de estar protegido por aqueles que o acompanhavam, como se tudo estivesse combinado”, diz Girão no seu requerimento.

PUBLICIDADE

Para Girão, o depoimento do fotógrafo ajudará a esclarecer diversos aspectos relacionados ao objeto de investigação da CPMI.

Leia também: Citação à ‘visita íntima’ de Pazuello a Mauro Cid gera confusão na CPMI de 8 de Janeiro
(*) Com informações da Agência Senado
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.