Crianças do projeto ‘Cidadão do Berço’, da Aleam, entregam carta para deputados

Crianças do projeto ‘Cidadão do Berço’, implantado na presidência de Roberto Cidade, entregam a carta ‘Mais Amor Aqui’ - Rodrigo Brelaz/Aleam
Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Os alunos da Escola da Estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi, no bairro Colônia Oliveira Machado, e da Escola Estadual Wilma Gerber, no bairro Cidade de Deus, zonas Sul e Norte, apresentaram aos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a carta “Mais Amor Aqui”, nesta terça-feira, 30, durante encerramento do projeto “Cidadão de Berço”, realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso.

A ação é em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). O projeto foi implementado durante a gestão do presidente e deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil).

Promover formação cidadã e política de crianças é o principal objetivo do mais novo projeto educacional da Assembleia Legislativa, além de envolver crianças em diálogos que permitam construir e aperfeiçoar ideias de política, democracia e cidadania.

PUBLICIDADE

As duas escolas foram as primeiras a receber o “Cidadão de Berço”. Os temas trabalhados são “Identidade e Autoestima”, “Comunidade”, “O que é política?”, “Política nos Poderes”, “Sentimento de Pertencimento” e “Representatividade”.

Encerramento do projeto ocorreu nesta terça-feira, 30 – Hércules Andrade/Aleam

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), é um entusiasta do projeto. “É importante apresentarmos às crianças, desde cedo, os instrumentos que irão lhes auxiliar na construção do senso de cidadania. Isso permitirá que tenhamos mais pessoas conscientes de seus direitos, deveres e mais aptos a dialogar sobre política, de concorrer a cargos públicos, além de fortalecermos a democracia em nosso país”, afirmou o deputado presidente.

Cidadão de Berço

O projeto tem parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), que indica as escolas e turmas do 1º ano do ensino fundamental I (de 6 a 7 anos).

Sob a coordenação da pedadoga Josy Kelly Martins, o projeto “Cidadão de Berço” da Gerência de Educação Cidadã convida alunos e alunas a uma jornada pelo universo da cidadania, da política e da democracia.

Por meio de diálogos lúdicos e envolventes, o projeto busca despertar nas crianças a importância da participação social, da construção de valores e do exercício da responsabilidade como cidadãos.

O “Cidadão de Berço” utiliza atividades lúdicas para construir conceitos sobre política, livre de preconceitos que colaboram com a cultura de rejeição ao tema.

Leia mais: Roberto Cidade destaca participação da Aleam na ampliação da oferta de moradias
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.