CTEYanomami: senadores dão voz a garimpeiros e ignoram apelo dos povos indígenas

Decisão foi tomada apesar do pedido das 150 comunidades representadas pela associação Yanomami (Reprodução/Internet)
Bianca Diniz – Da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) – Nessa quarta-feira, 22, ocorreu mais uma audiência pública da Comissão Temporária Externa Yanomami (CTEYanomami) no Senado. Apesar da tentativa de suspensão solicitada pela Urihi Associação Yanomami (UAY), os senadores ouviram representantes defensores do garimpo, uma atividade ilegal que tem sido responsável pela crise humanitária que afeta o povo Yanomami em Roraima.

Mais de 150 comunidades se uniram e pediram que garimpeiros não fossem ouvidos em audiência pública (Victor Moriyama/Instituto SocioAmbiental)

Essa decisão foi tomada apesar do pedido das 150 comunidades representadas pela associação Yanomami, o que contraria o principal objetivo da CTEYanomami, que deveria estar concentrada na busca de soluções para a crise humanitária. Herick Feijó, advogado da UAY, enfatizou que a decisão favorece apenas os garimpeiros, desviando totalmente a missão e o propósito da CTEYanomami e prejudicando ainda mais os esforços para combater a crise.

Chico Rodrigues, presidente da CTEYanomami, considerou argumentos de defesa do garimpo(Reprodução/TV Senado)

O presidente da comissão, Senador Chico Rodrigues (PSB-RR), deixou transparecer o desinteresse em atender aos pedidos dos povos indígenas para que o garimpo não fosse defendido. “A audiência pública de hoje destina-se ao atendimento do item três ponto dois do plano de trabalho da comissão que prevê a realização de audiência para debater a visão dos garimpeiros e das entidades afins.” declarou Rodrigues. 

PUBLICIDADE

Ameaça à saúde

Apesar da defesa fervorosa dos garimpeiros, estudos salientam que a atividade de garimpo de ouro pode ter impactos ambientais e sociais graves e permanentes. A exploração minerária criminosa em terras indígenas, o uso de substâncias altamente tóxicas, como o mercúrio, e a degradação de ecossistemas naturais são apenas alguns dos exemplos de danos irreparáveis. 

A contaminação por mercúrio avança e afeta a saúde do povo Yanomami (Guilherme Gnipper/FUNAI)

A Polícia Federal alerta para os efeitos nocivos do garimpo de ouro na vida dos povos indígenas, apresentando laudo que comprova a contaminação por mercúrio entre os Yanonami.

Viagem a Roraima

O presidente da CTEYanomami, Chico Rodrigues, afirmou que os senadores membros da comissão devem realizar acompanhamento in loco na TI Yanonami. “Foi apresentado aqui datas alternativas (…) Os senadores em função da adequação de horários, fizeram uma proposta no sentido de que essa primeira viagem fosse realizada entre os dias 12 e 14 de abril”, afirmou.

Rodrigues detalhou o roteiro a ser seguido durante viagem ao Estado de Roraima. A agenda da visita oficial inclui deslocamento de Brasília-DF para Boa Vista-RR no dia 12 de abril, com duração prevista de 16h às 20h. No dia seguinte, 13 de abril, o roteiro prevê visita à região do Surucucu, na Terra Indígena Yanomami, das 8h às 12h.

Após o almoço, agendado para as 12h30 às 14h15, a comitiva seguirá para a Casa de Saúde Indígena de Roraima (CASAI) às 15h45 e, em seguida, para o Hospital da Criança Santo Antônio, com previsão de visita das 16h às 17h30. No dia 14 de abril, a agenda inclui um debate na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) das 8h às 9h30 e visitas a alguns segmentos a serem definidos no período da tarde, com duração prevista das 15h às 18h.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.