Denúncias eleitorais pelo aplicativo Pardal crescem 300% na Amazônia Legal

Aplicativo pode ser baixado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play e em formulário web nos Portais da Justiça Eleitoral (Reprodução)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – O número de denúncias eleitorais aumentou 361% nos Estados da Amazônia Legal desde a primeira semana em que o aplicativo Pardal passou a funcionar, em 16 de agosto. No primeiro levantamento feito pela Revista Cenarium no último dia 26 de agosto, o total era de 221 denúncias nos nove Estados, agora o número chega a 1.019 no total.

O Pará segue no topo entre os Estados da região com mais denúncias por propaganda irregular. No levantamento anterior, com dados coletados entre os dias 16 e 26 de agosto, o Estado tinha 51 denúncias registradas. Agora, o número é quase cinco vezes maior, com 273 denúncias.

Os Estados do Maranhão e Mato Grosso empatam em segundo lugar com 192 denúncias cada. No levantamento anterior, os Estados tinham 35 e 37 denúncias, respectivamente. O Amazonas aparece em seguida com 133 denúncias, anteriormente, eram 40 registros.

PUBLICIDADE

Rondônia também registrou um crescimento exponencial na primeira semana da campanha. Eram 21 denúncias, agora, são 111 ocorrências registradas há menos de um mês das eleições. Mais abaixo na lista estão Roraima, Tocantins, Acre e Amapá.

Os menores Estados da Amazônia Legal também possuem os menores números de denúncias eleitorais. Em Roraima, no levantamento anterior, foram registradas 15 denúncias. O número subiu para 35. Em Tocantins, antes, eram 11 denúncias, agora, são 25 em todo o Estado.

O Estado do Acre registrou oito denúncias na primeira semana de campanha eleitoral. O número subiu para 25, e o Amapá, antes, registrava 11, agora, tem 33 denúncias protocoladas no site do TSE.

Aplicativo pode ser baixado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play e em formulário web nos Portais da Justiça Eleitoral (Reprodução)

Sobre o aplicativo

O Pardal é um sistema que possibilita ao cidadão informar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público denúncias de infrações eleitorais e irregularidades verificadas nas campanhas eleitorais, fortalecendo os princípios da participação popular, transparência e lisura do pleito.

Desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets, o aplicativo já está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play e em formulário web, nos Portais da Justiça Eleitoral, por meio do endereço https://pardal.tse.jus.br/pardal-web/.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.