Deputado do AM, Delegado Péricles reafirma aliança com o governador Wilson Lima para Eleições 2022

Delegado Péricles (à esq.) ao do governador do Amazonas, Wilson Lima (Arte: Mateus Moura)
Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Deputado estadual do Amazonas e candidato à reeleição, Delegado Péricles (PL) consolidou a aliança com o governador Wilson Lima (União Brasil) para o pleito eleitoral deste ano. Nessa segunda-feira, 22, o delegado disse, impulsionado pelo apoio do gestor do Estado ao presidente Bolsonaro (PL), que “não há problema nenhum” em votar em Lima nas eleições de outubro de 2022.

“O voto é secreto”, brincou o parlamentar, que prosseguiu: “Mas, dentro dessa aliança, nós estamos estudando e, como falei, sou independente. Vejo aquilo que é bom para o nosso Estado e, se for bom de todos os que estão aí votar no atual governador para uma reeleição, não há problema nenhum”, continuou, durante entrevista ao podcast Sim e Não, do A Crítica.

Impulsionado pelo apoio do governador do Amazonas ao presidente Bolsonaro (PL), Delegado Péricles disse que não vê problema em votar em Wilson Lima nas Eleições 2022 (Divulgação)

Ex-aliado do senador Eduardo Braga (MDB), o parlamentar vinha sinalizando para o arco político de Lima nos últimos meses e estreitando, cada vez mais, os laços com o gestor. No podcast, Péricles comentou sobre a aproximação com o governador, lembrou das críticas que fez ao chefe do Executivo local durante o período em que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Estado, entre 2020 e 2021, e comentou sobre o respeito que tem com Wilson Lima.

PUBLICIDADE

“Eu costumo dizer a todos que, desde o início do meu mandato, eu procuro fazer um trabalho isento, imparcial e técnico e, assim, venho conduzindo. Isso me dá, modéstia à parte, inclusive do governo, respeito. O governador sempre me respeitou e eu sempre o respeitei. Mas, claro, houve momentos, como os da pandemia, em que a gente via muitas coisas erradas e eu fiz, realmente, críticas duras”, lembrou.

Péricles afirmou, contudo, entender que os dois primeiros anos do governador Wilson Lima foram difíceis em meio aos vícios existentes de gestões anteriores. “Como mostrei na CPI em que eu presidi, havia vícios ali de muitos, muitos anos, de dez a 15 anos, com aqueles casos de pagamentos indenizatórios que você não consegue quebrar”, comentou.

“Muitas das vezes, o governador nem sabe, mas quem está na ponta sabe e está fazendo errado. Eu não só fiz críticas, mas dei sugestões e soluções para muitos problemas que a gente enfrenta na saúde. E, dentro de todo esse contexto, posso dizer que há um respeito”, reforçou o deputado estadual.

Ao lado do governador

O caminho para Péricles, eleito em 2018 pelo PSL, entrar no mesmo reduto eleitoral do governador ganhou fôlego quando Wilson Lima se filiou, em março deste ano, ao União Brasil, partido criado como resultado da fusão entre DEM e PSL. À época, o delegado bolsonarista ainda seguia na sigla recém-nascida em meio ao movimento de aproximação de Lima com o presidente da República.

Com nome de Luciano Bivar como pré-candidato à Presidência da República pelo União Brasil surgindo em meados de abril, Péricles então saiu do União Brasil e se filiou ao PL, mesmo partido de Bolsonaro. No mesmo mês, Wilson Lima anunciou publicamente apoio à reeleição do presidente e, em junho deste ano, o delegado apareceu reunido com o governador do Amazonas no 55° Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), junto com outras lideranças políticas do Estado.

Desde então, Péricles vem mediando propostas com a gestão estadual. Em agosto, o deputado solicitou ao Governo do Amazonas o aumento para seis vezes os números de vagas de convocados para as próximas etapas do concurso público da Polícia Militar (PMAM) e do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM). Os dois pedidos foram atendidos. Antes, o aumento em seis vezes para o certame da Polícia Civil do Amazonas (PCAM), proposto pelo deputado, também havia sido atendido.

Leia também: Governador do AM amplia número de convocados em testes físicos e psicológico para concurso da Polícia Militar

‘Meu presidente’

O fator condicionante para o delegado consolidar a aliança com Wilson Lima visando as eleições de outubro de 2022, segundo afirmou o próprio deputado Péricles no podcast, é o apoio do presidente da República ao governador.

“Eu vou estar com meu presidente, com meu partido. Se [ele] está ali com o governador Wilson Lima, nós estaremos ali. Agora, claro, isso não vai tirar a minha liberdade de fazer críticas e nem elogios”, reafirmou o Delegado Péricles.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.