Desafios de fazer campanha política têm soluções na Amazônia, avaliam especialistas

Comunidade ribeirinha no Amazonas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – A ‘Imersão de marketing político’ trouxe para os profissionais de Manaus a ampliação técnica com referência em atuar estrategicamente na campanha eleitoral, principalmente, no Amazonas. No próximo ano, acontece o período eleitoral com mais de 6 mil pré-candidatos espalhados pelo Brasil, que vão concorrer entre prefeitos e vereadores.

O evento abordou no último sábado, 19, a humanização política nas redes sociais, produção audiovisual na prática e neuromarketing, também trabalhou a mente dos participantes com o ‘marketing de guerrilha’ para os que vão atuar diretamente com os candidatos no interior do Estado.

A especialista em gestão de negócios, Alessandra Reis, apresentou durante o evento um trailer da produção de seu documentário chamado ‘Politik’, que trata dos desafios de fazer comunicação na Amazônia. “O documentário surgiu de uma ideia quando comecei a viajar muito para os municípios do Estado, trabalhando apenas em campanhas de mulheres. Nesse período, passei a documentar todo o trabalho, presenciando a realidade em campo. Um dos momentos mais desafiadores para quem faz comunicação política nesses lugares é a falta de acesso à internet, dificultando ainda mais a conscientização popular quanto à importância que há em um representante público. O documentário vem para agregar conhecimento e poder ajudar os que ainda não têm experiência nos interiores”, explica.

PUBLICIDADE
Assista ao vídeo
Trailer do documentário ‘Politik’ por Alessandra Reis (Divulgação)

Já o mestre em neuromarketing, Markinhos Marques, foi mentor da principal campanha de vacinação do Ministério da Saúde para o combate contra a pandemia da Covid-19 e mencionou que no Amazonas os obstáculos são difíceis, mas há soluções imediatas. “Os desafios são muito grandes na Amazônia, onde os rios são nossas ruas. O marketing de guerrilha é a grande sacada para o povo que vive, realmente, nas áreas ribeirinhas do Amazonas. Para chamar atenção da população há adereços essenciais que precisam ser usados, como fogos de artifício e material de rua. Existe também a possibilidade de barqueatas, porque as pessoas usam carreatas e motociatas, isso seria algo que pode alcançar ainda mais quem não tem acesso à internet”, pontua.

Mestre em neuromarketing, Markinhos Marques (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Para o produtor audiovisual Sérgio Oliveira, que até hoje realizou 56 campanhas eleitorais, destacando a do senador do Acre Randolfe Rodrigues e o prefeito de Macapá, Antônio Furlan, avalia que o Amazonas vive o seu melhor momento para conquistar e inovar de forma estratégica na política. “O Estado do Amazonas, obviamente, tem as suas particularidades. Uma terra riquíssima, com história extraordinária, sem contar a construção cultural admirável. A Amazônia vive um momento novo, diferenciado. É importante que o próximo pleito traga ao eleitor a sensibilidade da sua história, enfatizando suas raízes, e que a sobrevivência esteja prescrita em programas de governos a serem apresentados para a população”, afirma.

O produtor audiovisual Sérgio Oliveira (Divulgação/Empower)
Interesse

A empresária Jaqueline Guedes é idealizadora da imersão de marketing que teve a participação de mais de 60 profissionais de comunicação do Amazonas e aponta a ausência de uma comunicação mais especializada no Estado, por falta de cursos e aperfeiçoamentos com profissionais de nível Nacional. “Decidi promover esse encontro para impactar por meio de conhecimento outras pessoas, porque sempre me via em eventos em São Paulo, em vários outros lugares, com oportunidade e, na maioria das vezes, apenas eu estava representando o Amazonas”, conta.

A percepção da comunicadora foi também de gerar oportunidade não apenas de conhecimento, mas garantir que os profissionais possam ter melhorias em suas rendas, de forma mais técnica. “Abri uma empresa onde consigui levar conhecimento especializado, absorvido por meio de grandes comunicadores e profissionais de nível nacional. A nossa terra tem dificuldade de garantir congressos que possam dar esse acesso, este é outro motivo para que exista a Empower, uma empresa exclusiva de eventos corporativos e marketing, com a presença de palestrantes importantes e de peso”, finaliza.

Da esquerda para direita, a CEO da Y Criative, Alessandra Reis, o palestrante Markinhos Marques, o empresário Cássio Stremel e a CEO da Empower, Jaqueline Guedes (Divulgação)
(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.