26 de fevereiro de 2021

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS- Cores, traços marcantes, alegria e originalidade, estas são as características dos desenhos do arquiteto Lucciano Lacerda, 24 anos, que estão fazendo sucesso no Instagram. As ilustrações têm como objetivo homenagear as drag queens manauaras de forma lúdica e colorida tendo como tema o arco-íris. Ao todo, sete drags foram escolhidas para representar cada cor do arco-íris, levando em conta a personalidade de cada uma.

Segundo o arquiteto, o projeto denominado ‘Arco-íris das Drags’ é de 2018, mas só agora foi colocado em prática. A iniciativa veio do interesse pela cultura drag e seus desafios. “As drags brasileiras trabalham muito e têm pouco reconhecimento, as internacionais têm muito mais recurso e espaço do que aqui no Brasil. Não tem um incentivo e em Manaus tem muita gente que nem sabe que existe drags queens locais que são ótimas artistas”, revelou Lucciano.

Ele revela que apesar de ter as práticas do desenho, a iniciativa foi um desafio, pois ainda não tinha desenvolvido nenhum trabalho em cores. “No começo foi difícil, pois eu sabia desenhar autorretratos e desenhos preto e branco, mas drag é cor e tem que ser colorido”, disse ele.

Homenagem e critério de escolha

Para a trabalho ficar mais completo, além do desenho, cada arte vem com um texto especial para a drag queen carinhosamente escolhida. Para decidir quais profissionais seriam homenageadas, Lucciano afirma ter optado pela diversidade. “Pensei em drags negras, plus size, iniciantes, conceituais, de performance, as mais voltadas para o Instagram e fui definindo”, explicou o arquiteto.

Para Lucianno, trabalhos assim são fundamentais para estimular e incentivar profissionais locais e de forma atrativa por conta da ilustração. Além de abrir portas para temas LGBTQIA+ abordados de forma leve e responsável. Ele ainda não descarta a possibilidade de haver uma parte 2 do arco-íris das drags. “Ficou muita gente boa de fora e eu ainda pretendo continuar com este trabalho, é uma forma de contribuir”, disse o arquiteto.

Gratidão

A artista Aurora Boreal, uma das drag queens homenageadas no projeto, se diz muito honrada e grata pela iniciativa e a classificou como necessária. “Fiquei muito feliz em ver nossa arte sendo homenageada com outra arte tão linda, tomando forma por meio do dom do Lucciano. E também de ver nossas irmãs drags sendo reconhecidas e divulgadas. Me senti amada e muito grata”, afirmou Aurora.

Confira algumas das artes do projeto “Arco-íris” feitas por Lucciano:

Cheddar Meltie cor verde: associado à natureza, significa esperança, vitalidade e equilíbrio. (Reprodução/Arte-Lucciano Lacerda)
Drag Lov, cor violeta (ou roxo): está associado à espiritualidade, à magia e ao mistério (Reprodução/Arte-Lucciano Lacerda)
Ohana Jenner, cor amarela: associada ao sol e à luz, significa prosperidade, otimismo e alegria (Reprodução/Arte-Lucciano Lacerda)
Aurora Boreal, cor azul: associado ao céu, significa tranquilidade, harmonia e serenidade (Reprodução/Arte-Lucciano Lacerda)