Dignidade menstrual: mais de 70 farmácias fornecem absorventes gratuitamente no Amazonas

O absorvente, produto de higiene íntima externo feminino utilizado durante a menstruação. (Ricardo Oliveira/Cenarium)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O Amazonas tem 72 farmácias credenciadas no Programa de Promoção e Proteção da Dignidade Menstrual do governo federal, que disponibiliza gratuitamente absorventes para a população em vulnerabilidade social. As unidades ficam localizadas em 19 dos 62 municípios do Estado, conforme consta na lista de farmácias credenciadas. (Confira a lista, na íntegra, abaixo).

As cidades são: Boa Vista do Ramos; Boca do Acre; Carauari; Coari; Envira; Fonte Boa; Humaitá; Itacoatiara; Juruá; Jutaí; Lábrea; Manacapuru; Manaus; Manicoré; Maués; Parintins; Presidente Figueiredo; São Gabriel da Cachoeira; e Tabatinga. Apenas na capital amazonense são 50 farmácias credenciadas. Dos 24 milhões de pessoas que formam o público-alvo no País, são 517 mil no Amazonas.

Leia também: Governador do Pará veta projeto que previa ‘licença menstrual’ para servidoras públicas

Veja a lista de farmácias credenciadas:

PUBLICIDADE
Planilha com endereço das farmácias (Reprodução)

A dignidade menstrual é o acesso a produtos e condições de higiene adequados. Apesar de ser um processo natural, a menstruação, junto à falta de acesso a este direito, faz com que milhões de pessoas que menstruam deixem de realizar atividades cotidianas. Enquete realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontou que 62% já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação, e 73% sentiram constrangimento nesses ambientes.

Para ter acesso ao item, a pessoa tem que ter entre 10 e 49 anos e comprovar o direito a obter os absorventes pelo Programa Farmácia Popular. Para isso, a pessoa deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e ter CPF. No caso das estudantes, devem ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo. Para quem não está matriculada, a renda é de até R$ 218 por pessoa. Para as pessoas em situação de rua, não há limite de renda.

Para retirar os absorventes basta procurar a farmácia credenciada e apresentar autorização emitida no Meu SUS digital, CPF e documento com identidade com foto. A retirada para menores de 16 anos deve ser feita por seu responsável legal. Cada pessoa terá direito a 40 unidades de absorventes higiênicos para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias.

Leia também: ‘Dignidade Menstrual’: lei garante absorventes para mulheres no Amazonas
Programa de Dignidade Menstrual

No Amazonas, em 2022, o governo estadual deu início às entregas dos absorventes higiênicos da primeira etapa do Programa Dignidade Menstrual. A primeira fase da iniciativa começou com a distribuição dos 300 mil absorventes doados pela Procter & Gamble (P&G), na campanha nacional Always #MeninaAjudaMenina nas escolas estaduais.

Alunas de Maués receberam absorventes no Programa Dignidade Menstrual, do Governo do Amazonas. (Reinaldo Santos/Secom)

A etapa seguinte contempla as coordenadorias do interior. Em 2023, em Manicoré, a 332 quilômetros de Manaus, foram distribuídos 9.884 pacotes de absorventes para as 2.471 alunas da rede estadual e municipal de ensino de Manicoré, com idades entre 12 e 18 anos. As beneficiárias da iniciativa são as estudantes com dificuldade de comprar os absorventes, devido a questões socioeconômicas (extrema pobreza, pobreza e baixa renda).

Em Maués, a 273 quilômetros de distância da capital amazonense, foram distribuídos 16.728 pacotes de absorventes para as 4.182 alunas da rede estadual e municipal de ensino.

Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.