‘Dorama’: Academia Brasileira de Letras adiciona novo termo ao vocabulário português

Termo é usado para séries produzidas na Ásia, em especial na Coreia do Sul e no Japão, e vêm ganhando força no Brasil (Arte:Mateus Moura/Cenarium)
Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS – A Academia Brasileira de Letras anunciou, nesta semana, a inclusão da palavra “dorama” no dicionário da língua portuguesa. O termo faz referência a séries produzidas na Ásia, que vêm ganhando força no Brasil em meio à emergência da cultura coreana.

Cena da série "Love Alarm"
Cena da série “Love Alarm” – Divulgação

“Obra audiovisual de ficção em formato de série, produzida no leste e sudeste da Ásia, de gêneros e temas diversos, em geral, com elenco local e no idioma do país de origem”, define o verbete criado para a nova palavra.

Na sequência, a ABL se aprofunda na explicação. “Os doramas foram criados no Japão na década de 1950 e se expandiram para outros países asiáticos, adquirindo características e marcas culturais próprias de cada território”, diz ainda o texto.

PUBLICIDADE

“Para identificar o país de origem, também são usadas denominações específicas, como, por exemplo, os estrangeirismos da língua inglesa J-drama para os doramas japoneses, K-drama para os coreanos, C-drama para os chineses.”

Alguns exemplos de doramas disponíveis no Brasil são “Love Alarm”, “Doona!” e “Uma Advogada Extraordinária”.

(*) Com informações da Folhapress

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.