Edital da Embrapa seleciona projetos de inovação na Amazônia

Sede da Embrapa Amazônia Oriental em Belém (Reprodução)
Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium Amazônia*

BELÉM (PA) – A Embrapa Amazônia Oriental abriu as inscrições da chamada pública para Inovação Aberta na Amazônia do Programa InovAmaz 2023. O edital busca projetos da iniciativa privada, incluindo empresas e startups, cooperativas e outros produtores organizados, para o desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas destinadas à região amazônica.

Empresas de todo o Brasil têm a oportunidade de participar, e o prazo para submissão de propostas vai até o dia 10 de novembro. Clique aqui e confira o edital completo.

Neste segundo edital lançado pela Embrapa no Pará, estão abertas oportunidades de inovação em seis eixos temáticos: Agregação de Valor à SocioBiodiversidade, Conservação e Uso Sustentável de Espécies Florestais, Responsabilidade Ambiental, Inovação Social, Sistemas de Produção Sustentáveis e Transformação Digital.

PUBLICIDADE

Uma novidade da edição deste ano é a realização de um evento de inovação e bioeconomia em dezembro, em Belém (PA). Os selecionados serão convidados a apresentar suas soluções de inovação para especialistas de mercado, reunindo proponentes, Embrapa, setor produtivo e a cadeia da bioeconomia.

Inovação Aberta

A Inovação Aberta envolve o co-desenvolvimento de produtos, serviços e processos a partir de ideias compartilhadas, reunindo conhecimento científico, expertise de mercado e perspectivas do segmento produtivo. Bruno Giovany de Maria, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental, destaca que essa abordagem permite a oferta de soluções mais práticas e alinhadas com as necessidades do mercado.

A inovação aberta promove uma colaboração entre ciência, inovação e aplicação prática, originando soluções orientadas pelas demandas reais dos parceiros e do mercado. A capacidade intelectual não está restrita às instituições de pesquisa, e os brasileiros têm um espírito empreendedor e criativo que pode e deve ser incorporado à geração de soluções tecnológicas. Este é o princípio central deste edital“, destaca Bruno.

Cronograma do edital

O cronograma estabelecido pelo edital prevê que os parceiros interessados podem submeter suas propostas até o dia 10 de novembro. A seleção das propostas será realizada entre 11 de novembro e 6 de dezembro, com a divulgação dos resultados em 7 de dezembro.

A construção dos projetos de Inovação Aberta entre a Embrapa e os parceiros selecionados ocorrerá até o final de junho de 2024. Os projetos deverão ser executados dentro de um prazo máximo de até 60 meses, conforme determinação da fonte de financiamento.

*Com informações da Embrapa Amazônia Oriental
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.