Alcian Souza e Cleto Cavalcante defendem representatividade dos povos indígenas na UEA

Cleto Cavalcante (à esquerda) e Alcian Pereira de Souza (à direita) (Tiago Corrêa/ Divulgação)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – A eleição para reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) terá duas chapas concorrentes. A oficialização de uma delas, a Chapa 22, formada por Alcian Pereira de Souza e Cleto Cavalcante, candidatos a reitor e vice-reitor, respectivamente, ocorreu na manhã deste sábado, 26, no Hotel Intercity, Zona Centro-Sul de Manaus. Durante o evento, os candidatos falaram à CENARIUM, principalmente, sobre propostas de dar mais espaço à representatividade dos povos indígenas na instituição e também sobre a preocupação com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que afetará a verba destinada à universidade.

Alcian Pereira de Souza (à esquerda) e Cleto Cavalcante (à direita) (Marcela Leiros/ Revista Cenarium)

O Amazonas é o Estado com a maior população indígena no País, sendo que na capital são 168.680 indígenas, segundo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Em novembro do ano passado, várias organizações indígenas realizaram um ato, na sede da UEA, cobrando políticas de permanência e de inserção para alunos da graduação. A cobrança ocorreu após a divulgação dos editais do Vestibular 2021, acesso em 2022, e do Sistema Integrado Seriado (SIS), que ofertaram 4.870 vagas, sendo 773 para Pessoas com Deficiência (PcDs) e apenas 264 para alunos indígenas – o que representa 5,4% do total. Nos dois certames, as vagas para os PcDs representam 15,8%.

Alcian pontuou que, se eleito para estar à frente da UEA por quatro anos, a sua gestão irá “materializar todas as ideias inclusivas em relação aos indígenas, aos nossos discentes, e à comunidade da população indígena no Estado do Amazonas.

PUBLICIDADE

“O prestígio deve ser na mesma magnitude que a população representativa no Estado do Amazonas. De cara, asseguro à comunidade indígena: nós iremos criar um assento para as lideranças indígenas, no Conselho Universitário, para que a comunidade da UEA possa ouvir, pelos seus próprios representantes indígenas, as suas pautas, as suas reivindicações, e, dessa forma, garantirmos e materializarmos a inclusão devida de todos eles”, explicou.

Redução do IPI

Nessa sexta-feira, 25, o governo federal publicou um decreto reduzindo em até 25% as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A medida afeta diretamente a Zona Franca de Manaus (ZFM) e a UEA, que tem acesso a um fundo de manutenção composto por contribuições de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

“Nós estamos atentos às novas alterações legislativas que estão alterando a competitividade da Zona Franca de Manaus. É claro que, como toda a sociedade, o parlamento federal, o próprio Governo do Estado, nos somamos a essa preocupação porque, indiretamente, afeta o próprio financiamento da universidade. Desta forma, com a sua expertise, a universidade se coloca à disposição do Estado do Amazonas para este embate, para o reforço e a consequência principal que é este financiamento, o mesmo que coloca ajuda para garantir o ensino gratuito estadual promovido dentro da UEA”, reiterou Alcian.

Os candidatos

Alcian é advogado, professor adjunto da UEA, há 14 anos, doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP), mestre em Direito Ambiental pela UEA e especialista em Gestão de Sociedades Cooperativas pelas Faculdades Integradas de Taquara/RS (Faccat-RS).

Na universidade, Alcian atua como coordenador-geral do Núcleo de Direito, Tecnologia & Inovação (LAWin/UEA), é diretor licenciado da Escola de Direito e ex-coordenador do curso Especial de Direito, de Parintins, da UEA. Também é ex-coordenador do curso de Direito da UEA, em Manaus, ex-diretor da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA) e ex-coordenador da pós-graduação lato sensu em Direito Público da UEA.

Já Cleto é engenheiro eletricista formado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá-MG (Efei/ Uniefei, com mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor adjunto 4, realizando trabalhos na gestão superior na UEA.

Possui experiência nas áreas dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Jogos Digitais. Trabalha com projetos de desenvolvimento de gestão educacional; projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I); projetos institucionais com indústrias e órgãos de fomento e projetos de criação de startups (empreendedorismo e inovação). Atualmente, ocupa o cargo de vice-reitor da UEA, do qual está licenciado.

As propostas da Chapa 22 podem ser conferidas, na íntegra, no site: https://vote22uea.com.br/.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.