Em apoio a Lula, candidatos do Avante e União Brasil recuam na disputa pela Presidência

O recuo pela vaga presidencial repercutiu nas mídias nesta sexta-feira, 26 (Tiago Alencar/CENARIUM)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – Os candidatos dos partidos Avante, André Janones, e União Brasil (União), Luciano Bivar, acenaram desistência da candidatura à Presidência da República em apoio ao candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira, 29.

O primeiro a recuar da corrida presidencial foi Janones, após divulgação do novo DataFolha onde o deputado federal aparece com números inexpressivos, (1% das intenções de votos). O então pré-candidato publicou uma série de tweets: “Sei o meu tamanho nessa eleição e não sou nenhum lunático“, declarou Janones acenando para candidatos que cumpram o mesmo propósito de agenda que ele.

“Caso eu seja surpreendido, positivamente, eu não me oponho a abdicar da minha candidatura”, escreveu o pré-candidato se referindo ao plano de governo de Lula, destacando que se as pautas forem favoráveis e passíveis de apoio e sugestões pode, sim, recuar.

PUBLICIDADE
Postagem de André Janones nas redes sociais (Reprodução/Twitter)

André Janones ainda completou criticando os demais candidatos. “Bolsonaro me bloqueou, Ciro não aceitou encontrar comigo, Tebet ignorou por completo minha existência, enquanto aquele que lidera as pesquisas pediu, publicamente, para conversar comigo. Humildade e democracia andam lado a lado. Convite aceito. Vamos conversar”, escreveu marcando Lula que respondeu em seguida marcando uma conversa ao telefone.

“Combinado. Política se faz com diálogo e juntando pessoas pelo bem comum. Vou te ligar”, escreveu Lula que deve encontrar com Janones um dia antes do fim das convenções partidárias marcadas para o dia 5 de agosto.

Postagem de André Janones nas redes sociais (Reprodução/Twitter)

Questionado pela REVISTA CENARIUM sobre qual leitura o prefeito de Manaus e presidente do Avante Amazonas, David Almeida, faz sobre as últimas movimentações políticas, recuo dos candidatos e apoio a Lula, David Almeida apenas declarou que “vai esperar qualquer oficialização do partido” e deve se pronunciar posteriormente.

Desistência confirmada

Luciano Bivar, por outro lado, já teria confirmado sua desistência durante reunião da Executiva Nacional do União Brasil, conforme apurado pela rádio CBN. Bivar, que também é presidente nacional do União Brasil, havia sinalizado uma aliança nacional com o PT, entretanto, alguns Estados negaram dar o apoio e Bivar liberou para optarem pelo candidato que preferissem.

O ainda pré-candidato é responsável pela união do partido Democratas com o Partido Social Liberal (PSL), sendo esse último a sigla que elegeu Jair Bolsonaro (PL), em 2018, com participação de Bivar no lançamento. Luciano chegou, ainda, a atrair o pré-candidato ao Senado e ex-ministro Sérgio Moro ao União Brasil e, agora, sinaliza apoiar Lula na campanha à Presidência.

Luciano Bivar era candidato pelo União Brasil (Reprodução/Agência Brasil)

De acordo com a rádio CBN, Bivar deve ser candidato à reeleição como deputado federal, por Pernambuco, e busca apoiar Lula em troca de receber, também, apoio quando se lançar na disputa pelo comando da Câmara dos Deputados em 2023.

Graças à aliança com Bolsonaro, em 2018, o União Brasil, de Luciano Bivar, detém a maior fatia de fundo eleitoral e o maior tempo de propaganda de rádio e televisão, o que torna seu apoio ainda mais valioso.

A REVISTA CENARIUM também entrou em contato com a assessoria do governador do Amazonas e filiado ao União Brasil, Wilson Lima, para saber o posicionamento diante da pauta política, porém, até a publicação desta matéria não obtivemos retorno. Wilson é apoiador do atual presidente Jair Bolsonaro.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.