Em convenção partidária, Amazonino Mendes confirma Humberto Michiles como vice-governador na chapa do PSDB

Amazonino e Humberto Michiles (Bruno Pacheco)
Ana Pastana – Da Revista Cenarium

MANAUS – O candidato a governador do Estado Amazonino Mendes (Cidadania) confirmou, durante a convenção partidária do PSDB e Cidadania, que acontece neste sábado, 30, na quadra da escola de samba Sem Compromisso, o ex-deputado federal Humberto Michiles como vice na chapa para o Governo do Amazonas.

Com a presença de outros candidatos, como o vereador Amom Mandel (Cidadania) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB), o evento conta também com a presença do ex-governador do Estado José Melo, cassado por compra de votos em 2016.

Humberto Michiles está nos bastidores da política desde 2015, quando pediu exoneração do cargo de secretário municipal de educação de Manaus, na gestão do ex-prefeito Arthur Neto. Desde então, Michiles tem apoiado Amazonino Mendes nas eleições no qual é candidato, desde 2017. A última eleição disputada pelo ex-secretário foi em 2010 quando ficou na suplência de Henrique Oliveira, eleito vice-governador na chapa de José Melo.

PUBLICIDADE

“É uma honra ser vice do maior governador do Amazonas. Tenho orgulho de esse vice do negão. Fui secretário do Governo de Amazonino, fui deputado estadual, federal, estou pronto para essa missão. Amazonino buscou um parceiro para trazer de volta a felicidade do povo do Amazonas, com compromisso, dedicação e amor pelo povo. Agora vamos à luta”, disse Michiles.

Pesquisa

A última pesquisa nacional realizada pela Real Time Big Data, para a Record TV, publicada no dia 26 de julho, aponta que o governador Wilson Lima (União Brasil) e o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) lideram a disputa pelo Governo do Amazonas. De acordo com o levantamento, os nomes dos pré-candidatos empatam tanto no cenário pesquisa estimulada (quando o nome dos candidatos são citados aos entrevistados) quanto na espontânea (quando o nome dos candidatos não são apresentados).

Outra pesquisa realizada de número 04178/2022 registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) apontou que, na capital, Wilson Lima liderava a corrida eleitoral, com 29,1%, seguido de Amazonino com 26,4%. A mesma pesquisa apontou que, na capital, Wilson Lima liderava a corrida eleitoral, com 29,1%, seguido de Amazonino com 26,4%. O levantamento foi realizado entre os dias 1° e 4 de julho, nos principais municípios polos e na capital do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Amazonino Mendes

Aos 82 anos, Amazonino enfrenta uma pré-campanha considerada “pesada” para o ex-governador que, nos últimos compromissos políticos, tem aparentado uma saúde um tanto quanto debilitada. Em pré-campanha pelos municípios do Estado, no município de Itaquatiara (a 276 quilômetros de Manaus), no dia 5 de julho deste ano, Mendes apresentou dificuldades para deixar um jatinho no qual estava no município. Ele estava ao lado de correligionários e da sobrinha Mônica Mendes, Amazonino foi apoiado várias vezes pela mão, por um dos membros da comitiva que acompanha o pré-candidato.

Uma semana após a viagem, Amazonino testou positivo para a Covid-19, no dia 11 de julho. Assim que divulgou a notícia afirmando ter sintomas leves, houve especulações de que o pré-candidato não estivesse de fato com Covid-19, mas com problemas relacionados a diálise – tratamento que permite a substituição de algumas funções desenvolvidas pelos rins.

Com uma trajetória política relevante para a história do Amazonas, Amazonino Mendes foi quatro vezes governador do Estado, duas vezes prefeito de Manaus e uma vez senador da República. A participação da figura política conhecida no Estado, na disputa pelo governo nas eleições deste ano, tem sido alvo de críticas, justamente, por conta da série de problemas de saúde do candidato que possui um histórico de comorbidades como problemas cardíacos, renais e diabetes. Assuntos já noticiados pela mídia e comentados por ele em outras ocasiões.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.