Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
24 de julho de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Amazonas, (Assotram) está com um calendário de lives especiais para este mês de junho. O mês em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho Gay (próximo dia 28 de junho), a associação vai debater algumas temáticas voltadas à comunidade.

As lives serão transmitidas pelo Instagram oficial da Assotram nos dias 17, 24 e 28 de junho. A primeira live terá como tema “Amazônia Cidadania e Meio Ambiente”. No dia 24, o tema abordado será “Políticas Públicas da Saúde LGBT” e, por último, a live irá celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+.

Vale ressaltar que as duas primeiras transmissões serão a partir das 19h, e a terceira live que irá fechar o calendário, será dividida em dois horários, às 15h e também às 19h. De acordo com presidente da Assotram, Joyce Alves, as lives vêm para suprir as ações presenciais, evitadas de serem realizadas pela Covid- 19.

“O primeiro ao vivo vem para informar e sensibilizar acerca dos direitos LGBTQIA+, levantar a bandeira da luta pelo reconhecimento dos direitos civis. O intuito é trazemos conversas sobre as pautas transversais que atuamos e problematizar a questão do perecimento ao meio, sensação essa que é distante da população LGBTQIA+“, explica Joyce.

As lives serão transmitidas pelo Instagram oficial da Assotram (Reprodução/Olhar Digital)

Políticas Públicas

Sobre a live “Políticas Públicas da Saúde LGBT”, Joyce explica que será debatida questões como atendimentos especializados e ambulatoriais para a população, tratamentos hormonais, dentre outras questões ligadas à saúde LGBTQIA+.

“Faremos esse debate junto a algumas pessoas que estão na execução destas políticas. Vamos indagar e esclarecer como está o fluxo de atendimento no ambulatório da diversidade, a importância de fazer um acompanhamento correto do processo de hormônioterapia, além de problematizar os gargalos que ainda temos para acesso a essa política”, pontua a presidente da Assotram.

Joyce destaca a participação de alguns convidados que farão parte da programação. Nomes como o da coordenadora do Ambulatório Diversidade Sexual e Gênero, Dária Neves, e a gestora da Política de Saúde LGBTI+ do Amazonas, Vivian Lima, já são presenças confirmadas no evento online.

“É importante que façamos essas ações, elas esclarecem pontos cruciais para nosso cotidiano. A terceira estamos aguardando os convidados, que será em média 10 pessoas do movimento social, com falas sobre o dia do orgulho LGBT. Convidamos todos para acompanhar esses momentos e participarem um pouco das nossas lutas e ações”, finaliza Joyce.